quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Consórcio diz que Justiça determinou desocupação de Belo Monte

  • Grupo de índios e camponeses ocupam local de obras da usina de Belo Monte

    Grupo de índios e camponeses ocupam local de obras da usina de Belo Monte

A Norte Energia, empresa responsável pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), informou que a Justiça já determinou a saída de manifestantes que ocupam o canteiro de obras da usina desde o começo da madrugada desta quinta-feira (27).

Em nota, o consórcio diz que a juíza Cristina Collyer Damásio, da 4ª Vara Cível de Altamira, “expediu decisão interlocutória, nesta tarde, determinando a imediata desocupação da área e proibindo quaisquer atos de turbação ou esbulho que comprometam o andamento da obra”.

De acordo com o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), pelo menos 300 pessoas, entre indígenas, ribeirinhos, pescadores e comunidades ameaçadas pelo empreendimento participam da ocupação. Os manifestantes querem que o governo paralise imediatamente as obras.

Um trecho da BR-230, a Rodovia Transamazônica, foi interditado na altura da entrada do canteiro de obras da hidrelétrica.

Maioria de manifestantes seria de fora da região

A Norte Energia diz que a maior parte dos manifestantes veio de fora da região de influência da usina.

“Causa estranheza que o grupo de manifestantes, em sua maioria arrebanhados em outras regiões, liderado por pessoas movidas por interesses alheios aos nacionais, tenha ocupado uma área privada, resultando em desnecessária conturbação da ordem pública, constrangimento e intimidação aos trabalhadores”.

A empresa ainda declara que o projeto tem aval do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Fundação Nacional do Índio (Funai), e está sendo conduzido “com a plena concordância da população local e dos povos indígenas da região”. Leia mais AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário