sexta-feira, 1 de junho de 2012

Bebida ficará mais cara


Governo Sobe tributação da cerveja. ipi maior para micro-ondas e motos atinge importados.

Como forma de compensar as perdas que terá com a redução de impostos para setores como o automobilístico, o governo aumentou ontem os tributos cobrados na produção de cerveja, água e refrigerantes. Segundo a Receita Federal, como resultado da taxação maior, o consumidor pagará em média um preço 2,85% maior nesses produtos a partir de outubro. 
Foi aumentado também o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) incidente sobre motos, ar-condicionado e micro-ondas. A medida é mais uma tomada para proteger a indústria nacional, pois deve afetar basicamente os produtos importados - os fabricantes da Zona Franca de Manaus, isentos do tributo, respondem por mais de 90% do mercado. 

Além de reajustar a tabela de preços médios sobre os quais é calculado o imposto pago por fabricantes de bebidas - o que acontece todos os anos -, o governo decidiu elevar também a carga tributária do setor e ampliou a parcela do preço sobre a qual incide o tributo. Segundo a CervBrasil (Associação Brasileira da Indústria da Cerveja), isso resultará em um aumento de 27% no total de impostos pagos por produtores de cerveja e 10% pelos de refrigerante. A Receita não detalhou qual o aumento da carga tributária.

Um comentário:

  1. Porra Reginaldo, o orçamento do mês vai pesar mais ainda. Acho melhor diminuir a quantidade de cerveja do que chorar pelo preço.

    Hitamar Santos

    ResponderExcluir