segunda-feira, 25 de junho de 2012

MPF quer garantir candidatas mulheres no Pará

Termina no próximo dia 5 de julho o prazo para os partidos realizarem as inscrições de seus candidatos à prefeitura e câmara para as eleições do próximo mês de outubro.

O que muita gente desconhece é que em cada pleito deve existir um percentual mínimo de vagas destinadas ao sexo feminino. Por isso, o procurador regional em exercício, Alan Mansur, expediu uma recomendação aos promotores eleitorais de todo o o Pará deem atenção especial à essa regra. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (25).  'A postura ativa das autoridades eleitorais locais é vital para o sucesso das eleições, pois, além de prevenir a burla às normas de regência, garantirá que o voto reflita fielmente a legítima vontade do povo', destacou Mansur.

A escolha dos candidatos está sendo feita por meio das convenções partidárias, que serão encerradas no próximo sábado (30).

Alan Mansur ressalta no documento que o cálculo do percentual deve ser feito sobre o número total de candidatos lançados, e não do número de pedidos de candidaturas.

Nas últimas eleições, a Procuradoria Regional Eleitoral teve que ajuizar representações contra cerca de 20 partidos. De forma individual ou por coligações, os partidos não tinham cumprido os percentuais exigidos pela legislação.

Redação Portal ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário