quinta-feira, 14 de junho de 2012

Padre da diocese de Castanhal é acusado de pedofilia

Um padre foi preso, em Castanhal, nordeste paraense, acusado de abusar de um menor. O religioso teria tentado fugir da polícia, ao ser notado com o jovem dentro de um veículo parado em uma estrada às proximidades de um centro de apoio da igreja no município. O jovem disse à polícia que foi aliciado pelo religioso.

Segundo informações da polícia, uma equipe de policiais fazia ronda em uma área próximo ao ramal da Piçarreira, por volta 22 horas da quarta-feira (13), em busca de uma moto roubada na cidade, quando perceberam o veículo parado e fizeram a abordagem. Ainda segundo os policiais, ao ser abordado, o motorista arrancou com o carro. Perseguido pela viatura ele parou em seguida.

No veículo estavam o padre Marcelo de Matos Tinoco, 30 anos e um jovem de 12 anos. Os dois foram levados para a delegacia e o jovem revelou que recebeu um convite do padre para tomar um sorvete, mas no caminho, segundo sua versão, ele teria parado o veículo no ramal, onde teria lhe beijado na boca e feito carícias em suas partes íntimas.

O religioso desmentiu a versão do menino, dizendo que iria tomar um sorvete com ele e que, no caminho, o menino teria pedido para ir até um abrigo para dependentes químicos, mantido pela igreja, para visitar o pai, que estaria em tratamento. Antes de chegar ao local, segundo o padre, o jovem  teria se insinuado para ele.

O padre foi autuado pelo crime de estupro de vulnerável e encaminhado para o Centro de Recuperação de Castanhal. O jovem foi encaminhado para atendimento pelo Pró-Paz.

Marcelo Matos atuava há dois anos em Castanhal. Ele era secretário diocesano e coordenador do grupo de jovens da Catedral de Castanhal, além de ser responsável pelas celebrações dominicais da catedral.  A Diocese de Castanhal não comentou o caso.

Redação Portal ORM com informações do repórter Edvaldo Mendes/ O Liberal

8 comentários:

  1. Desde a inquisição a Igreja Católica é omissa em seus atos. Muito tem se falado e provado de
    atitudes de padres neste assunto.
    Creio que as autoridades eclesiasticas deviam fazer um censo e observar o quanto tem errado
    neste assunto e punições.
    A sexualidade está em todo o lugar, desde a novelas infantis até programas ditos proibidos para menores e que na realidade seriam para adultos.
    Com isso a liberalidade tomou conta, já vi casos
    de mulheres derrubarem Primeiro Ministro (isso
    na Inglaterra, já soube de coisas horrendas em
    internatos católicos na Europa, então até quando seremos obrigado a aceitar nossos filhos sendo abusados por pessoas digamos dignas? Isso
    tem de acabar, é por isso que o descrédito da igreja católica e grande no mundo, novas religiões são criadas para que as pessoas possam ter um pouco de DEUS, uma coisa é certa
    se a igreja católica católica não resolver isso
    logo esta instituição estará no final e com isso
    o final dos tempos.
    Pastor

    ResponderExcluir
  2. católicos de coração6/14/2012 05:51:00 PM

    Lamentamos imensamente pelo episodio que ocorreu em Castanhal. A igreja catolica deveria sim aceitar que padres tenham vidas amorosas para que não ocorresse com tanta frequencia o que tem ocorrido.
    Ao padre Marcelo, pedimos que Deus tenha compaixão desse servo que já fez tanto pela igreja, um homem que é conhecido pelo coração bom que tem, mas que no entanto caiu em tentações e não conseguiu colocar em 100% as coisas lindas de Deus que sempre pregou com tanta sabedoria.
    Ao garoto pedimos que não haja nenhuma sequela psicologica e que Deus Abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  3. Muito fácil apontar e criticar, achar defeitos nos seres humanos, mas não é só na igreja católica que acontece problemas, várias seitas e outras religiões que se dizem evangélicas também já sofreram com tais problemas. Ninguém aqui é digno de dizer quem é culpado, pois apenas o Aquele que disse, quem não tiver pecado algum que atire a primeira pedra. O padre Marcelo é uma pessoa boa e com certeza ele está sendo vítma de tal escândalo, mas a verdade surgirá e os verdadeiros culpados vão pagar por tamanha injustiça....

    ResponderExcluir
  4. e tu so fala isso pq o filho nao era teu pq se fosse eu queria ver se tu ia acha essa tal de marcelo ser bom se ele divesse abusado to teu filho fala e proteger quando nao e com a gente e facil respero que seu filho se vc tiver ne, nunca seja abusado por nem um padre ta colega !!!

    ResponderExcluir
  5. QUEM SOMOS NÓS PARA JULGÁ-LO, INFELIZMENTE O PADRE FOI TENTADO PELO DEMÔNIO E CEDEU, COM TODA CERTEZA NÓS NÃO ESTAMOS ESCAPO DE NENHUMA TENTAÇÃO O DEMÔNIO ESTA SOLTO ESPERANDO UMA FRAQUEZA NOSSA PARA CAIRMOS EM TENTAÇÃO, HOJE FOI ELE AMANHÃ QUEM SABE DE UMA OUTRA FORMA PODE SER UM DE NÓS.POR ISSO VAMOS DEIXAR QUE A JUSTIÇA E DEUS POSSAM AGIR. NÓS SÓ PODEMOS ORAR E PEDIR A DEUS PARA NOS LIVRAR DE TODOS AS TENTAÇÕES.AMÉM

    ResponderExcluir
  6. NÃO JULGUEIS PARA QUE NÃO SEJAIS JULGADOS.

    ResponderExcluir
  7. PADRES,PASTORES,GOVERNOS,PREFEITOS,MAGISTRADOS ETC....SAEM DAS FAMÍLIAS. TUDO ISSO ACONTECE PORQUE FALTA A VIVÊNCIA DO VERDADEIRO AMOR DE DEUS NAS FAMILIAS.QUANDO A FAMILIA É AMADA DE VERDADE O EQUILIBRIO AFETIVO IMPERA NAS AUTORIDADES. AMOR DE ESPOSO COM ESPOSA(VICE VERSA) AMOR DE PAIS PARA COM OS FILHOS(VICE VERSA) NUMA FAMILIA TEM DE TUDO.É O BERÇO DE TODOS E AS AUTORIDADES SAEM DAS FAMILIAS.

    POR ISSO QUE O AMOR NAO É AMADO.POR NAO SER AMADO VEM AS FRAGILIDADES HUMANAS E NÓS DISCRIMINAMOS AS NOSSOS IRMÃOS. ENQUANTO TEMOS FAMILIAS QUE OS FILHOS ESTÃO CRESCENDO COMO UMA CAIXINHA DE SEGREDO.PORTANTO DEUS NÃO É VINGATIVO MAS CAPRICHA.
    ABRAÇO A TODOS ..... SEJAM HUMANOS.....

    ResponderExcluir
  8. Sou católico, respeito todas as religiões, tudo
    acontece em todas as religiões, desde a proteção
    ou suposta proteção de criminosos de guerra que
    até hoje o Vaticano nega mas que a história diz
    ser verdade, desde i enrriquecimento ilicito de
    supostos pastores, e agora a PEDOFILIA, alías /
    isso vem de longos e longos anos mas sómente /
    nestes tempos são divulgados.
    Uma coisa é certa, todos estão errando e sem
    saber que religião é, há pouco um suposto PAI
    de SANTO extorquia pessoas no RIO, então o que
    fazer, sabe-se que a Igreja Católica é uma das
    Instituições mais rica do Mundo e agora os ditos
    PASTORES que em nome do DIZIMO dizimam financeiramente a pessoas pobres e que confiam
    nos atos dos ditos PASTORES.
    Quanto a PEDOFILIA destas pessoas isso pe NOJENTO e as autoridades tem de fazerem o máximo
    para colocar na cadeia seja quem for, e que saibam que nossos filhos precisam de respeito e
    estes tipos em nome de DEUS fazem barbaridades e
    nada acontece.
    Realmente estamos no fim !!!! Quem não tiver telhado de vidro que atire a primeira pedra,aliás tanto a Igreja católica como as ditas Evangélicas deveriam passar por uma faxina geral de Policia federal e MP.
    Só DEUS mesmo para nos salvar ! E ele o GRANDE
    ARQUITETO com certeza nos ajudará.

    O Bode !

    ResponderExcluir