quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Anatel mostra prova de que TIM derruba ligações para forçar novas chamadas

No início do mês de agosto, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) apresentou relatórios que apontam que a operadora de celular TIM é acusada de 'derrubar' ligações dos usuários do plano Infinity pré-pago. O plano oferece um benéfico ao usuário, onde é cobrado apenas um único valor por chamadas efetuadas (independente do tempo da ligação), diferentes de outros planos da operadora em que as ligações são cobradas por minuto.
 
Um relatório de fiscalização da Anatel constatou que as quedas de chamadas de clientes do plano Infinity são quatro vezes maior do que a dos outros planos.
 
Desta forma, a TIM foi monitorada e o laudo final concluiu que não havia motivos técnicos e nem operacionais para acontecerem estas quedas de ligações, já que todos os clientes da TIM, independente do plano, usam a mesma rede. Portanto, poderia ser uma estratégia para a operadora ganhar mais ou priorizar o cliente mais lucrativo, detalha o documento da Anatel. Com isso a Anatel, quer exigir que todas as operadoras de telefonia, tarifem apenas uma única ligação para as chamadas seguidas ao mesmo número em até dois minutos.
 
Desta forma, proíbe que as operadoras cobrem um valor fixo por ligação.
 
Além disso, está sendo votado um novo regulamento do Serviço Móvel Pessoal que sairá nos próximos meses, com as seguintes perguntas: - Quais são os direitos dos consumidores caso a proposta seja aceita? - Quais são os deveres das operadoras de celular? - Se houver quedas de ligações, o que poderá acontecer com as operadoras de telefonia? - A operadora que não atender o prazo para regularização, será punida?
 
Outro lado - Em nota, a operadora TIM disse concordar com a proposta de estender a atual regra de 'concatenação' a qualquer duração de chamada, mas não comentou nada sobre a acusação da Agência acerca das quedas nas ligações com aparelhos desta operadora serem derrubadas de maneira proposital.
 
Veja abaixo a nota na íntegra! 
 
'A TIM concorda plenamente com a proposta da Anatel de estender a qualquer duração de chamada a atual regra de 'concatenação'. Segundo a nova proposta, em qualquer caso de interrupção de chamada entre dois usuários, a nova ligação realizada em até dois minutos será a continuação da chamada anterior.
 
Como prova de sua atenção aos consumidores, a operadora se antecipou ao processo de implementação da nova solução e já adotou a regra em seis estados da região nordeste (Pernambuco, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Paraíba), com previsão de extensão a todo o país logo que a Anatel regulamentar o assunto.
 
A TIM reafirma seu compromisso com a prestação de serviços de qualidade e segue com a execução do Plano de Ações de Melhoria, recentemente aprovado pela Anatel, que prevê, entre outras ações, a expansão da capacidade da rede de voz e dados. Até 2014, a empresa prevê investimentos na ordem de R$ 9,5 bilhões, 80% desse total em infraestrutura, sendo R$ 3,5 bilhões ainda este ano.'Redação Portal ORM / Anatel

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