No início do mês de agosto, a Anatel (Agência Nacional de
Telecomunicações) apresentou relatórios que apontam que a operadora de
celular TIM é acusada de 'derrubar' ligações dos usuários do plano
Infinity pré-pago. O plano oferece um benéfico ao usuário, onde é
cobrado apenas um único valor por chamadas efetuadas (independente do
tempo da ligação), diferentes de outros planos da operadora em que as
ligações são cobradas por minuto.
Um relatório de fiscalização da Anatel constatou que as quedas de chamadas de clientes do plano Infinity são quatro vezes maior do que a dos outros planos.
Um relatório de fiscalização da Anatel constatou que as quedas de chamadas de clientes do plano Infinity são quatro vezes maior do que a dos outros planos.
Desta forma, a TIM foi monitorada e o laudo final
concluiu que não havia motivos técnicos e nem operacionais para
acontecerem estas quedas de ligações, já que todos os clientes da TIM,
independente do plano, usam a mesma rede. Portanto, poderia ser uma
estratégia para a operadora ganhar mais ou priorizar o cliente mais
lucrativo, detalha o documento da Anatel.
Com isso a Anatel, quer exigir que todas as operadoras de telefonia,
tarifem apenas uma única ligação para as chamadas seguidas ao mesmo
número em até dois minutos.
Desta forma, proíbe que as operadoras cobrem
um valor fixo por ligação.
Além disso, está sendo votado um novo regulamento do Serviço Móvel Pessoal que sairá nos próximos meses, com as seguintes perguntas: - Quais são os direitos dos consumidores caso a proposta seja aceita? - Quais são os deveres das operadoras de celular? - Se houver quedas de ligações, o que poderá acontecer com as operadoras de telefonia? - A operadora que não atender o prazo para regularização, será punida?
Além disso, está sendo votado um novo regulamento do Serviço Móvel Pessoal que sairá nos próximos meses, com as seguintes perguntas: - Quais são os direitos dos consumidores caso a proposta seja aceita? - Quais são os deveres das operadoras de celular? - Se houver quedas de ligações, o que poderá acontecer com as operadoras de telefonia? - A operadora que não atender o prazo para regularização, será punida?
Outro lado - Em nota, a
operadora TIM disse concordar com a proposta de estender a atual regra
de 'concatenação' a qualquer duração de chamada, mas não comentou nada
sobre a acusação da Agência acerca das quedas nas ligações com aparelhos
desta operadora serem derrubadas de maneira proposital.
Veja abaixo a nota na íntegra!
'A TIM concorda plenamente com a proposta da Anatel de estender a qualquer duração de chamada a atual regra de 'concatenação'. Segundo a nova proposta, em qualquer caso de interrupção de chamada entre dois usuários, a nova ligação realizada em até dois minutos será a continuação da chamada anterior.
'A TIM concorda plenamente com a proposta da Anatel de estender a qualquer duração de chamada a atual regra de 'concatenação'. Segundo a nova proposta, em qualquer caso de interrupção de chamada entre dois usuários, a nova ligação realizada em até dois minutos será a continuação da chamada anterior.
Como prova de sua atenção aos
consumidores, a operadora se antecipou ao processo de implementação da
nova solução e já adotou a regra em seis estados da região nordeste
(Pernambuco, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Paraíba), com
previsão de extensão a todo o país logo que a Anatel regulamentar o
assunto.
A TIM reafirma seu compromisso com a prestação de serviços de qualidade e
segue com a execução do Plano de Ações de Melhoria, recentemente
aprovado pela Anatel, que prevê, entre outras ações, a expansão da
capacidade da rede de voz e dados. Até 2014, a empresa prevê
investimentos na ordem de R$ 9,5 bilhões, 80% desse total em
infraestrutura, sendo R$ 3,5 bilhões ainda este ano.'Redação Portal ORM / Anatel
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