sábado, 12 de janeiro de 2008

Criminalidade em Itaituba

Itaituba, município pólo do sudoeste do estado, em 2007, se destacou, registrando o maior índice de violência e criminalidade do Oeste do estado, superando Santarém, o maior município pólo do Baixo Amazonas e Tapajós. De acordo com relatório da superintendência regional, até outubro de 2007, Itaituba registrava 34 homicídios, enquanto Santarém registrou 32, sendo que Itaituba, segundo CENSO 2007, tem 118 mil habitantes, e Santarém, quase 300 mil habitantes. Somente em dezembro ocorreram nove mortes em Itaituba. Na Delegacia da Mulher aumentou o numero de ocorrências de violência contra mulher em relação a 2006. A delegada Ana Falcão, titular da DEAM acredita que o aumento se deve a liberdade de acesso que as mulheres para denunciar os agressores. De acordo com relatório fornecido pela polícia civil, no total ocorreram 53 homicídios em Itaituba durante o ano de 2007; 48 foram registrados na 19ª Seccional de Polícia e 5 na DEAM. 90% deles envolveram bebida alcoólica e cinco, crimes contra a mulher. E três ocorreram em conseqüência de briga por causa de terra.

11 comentários:

  1. MESMO SENDO ITAITUBENSE, EU SINTO NOJO DESSA CIDADE MALDITA...
    SÓ TEM MORTE PRA TODO CANTO...
    TÁ PIOR Q STM AGORA MAS DAQUI A UM TEMPO VAI FICAR PIOR Q BELÉM....

    ResponderExcluir
  2. Caro colega anonimo!! Itaituba não é terra maldita!! são algumas pessoas que são, o que falta são politicas publicas que tirem os jovens da ociosidade!! Infelismente, vc não ama itaituba1

    ResponderExcluir
  3. Itaituba e uma bela cidade,tem muitas coisas boas,muitas pessoas de bem.Necessita ocupar a juventude e educar as criancas,nao esquecendo dos mais velhos.Necessita de politica social.Mortes acontecem em todos os lugares e ocupam grande espaco na midia;fatos bons nao geram um grande noticiario.Vamos fazer valer o apelido de cidade pepita,que Itaituba brilhe sempre.

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é Lilian Leal,hoje eu moro em Goiania,mais sou filha de Itaituba-Pá,meus pais Edmundo e Zilda!! amo essa terra e amo as pessoas q moram aí,infelismente algumas bagunçam a imagem da nossa cidade q é tão maravilhosa,nossa! as noites de Itaituba são ótimas,quem nunca foi na praça de divertir? tomar um sorvete ou tomar no cascão,foi até a igreja Matriz assistir a uma missa.minha família mora em itaituba e breve quero voltar a minha cidade pelo menos p curtir um pouco as pessoas q eu deixei por aí.amo o tacacá e vatapá daí da nossa cidade.

    ResponderExcluir
  5. Cristiane Pereira10/14/2010 02:46:00 PM

    CARO COLEGA ANONIMO, VOCE DEVE NAO CONHECER ITAITUBA QUANDO REFERI-SE A ELA COM UMA CIDADE MALDITA,ITAITUBA TEM CIDADOES DE BEM, ACREDITO QUE EM TODOS OS LUGARES EXISTEM PESSOAS BOAS E RUINS E EM ITAITUBA NAO SERIA DIFERENTE,PORTANTO VOCE DEVERIA TER MAIS CALTELA E REPENSAR O CONTEUDO DE SEUS COMENTARIOS, QUANDO REFERI-SE A ESTÁ CIDADE RESPEITADA, HONRADA E ADMIRADA POR MUITOS E DISPRESADA POR POUCOS INFELIZES ASSIM COMO VOCE
    SE VOCE FOI INFELIZ NA SUA TRAGETORIA DE VIDA OU POR ALGUM OUTRO MOTIVO ESTA CONTRARIADO LEMBRE-SE AS PESSOAS QUE FAZEM ITAITUBA QUE AQUI MORAM OU JA MORARAM NAO SAO CULPADOS POR SUAS INFELICIDADE, PEÇA A DEUS A SENHORA SANTANA E A JESUS CRISTO QUE LHE PERDOE.

    ResponderExcluir
  6. o mal dito agora que vi relmente o seu desaforoso comentario sobre itaituba,uma cidade maravilhosa que se ñ fosse por ousad ia do destino eu estaria lá,e vc concerteza ñ é itaitubense por que se fosse ñ falaria essas baboseira que falou,talvez vc seu anoimo seje uns dos que personagem que deijaram nossa cidade com essa mal fama seu imbessil,e ver se da próxima vez lave sua boca e pense bem antes de falar essas baboseiras,por que pelo que pude ver no seu comentário vc é um sem cultura,e ñ fique postando essas merdas que isso carater de um desocupado sem amor e sem fulturo.........

    ResponderExcluir
  7. Pelo que vejo nas Fotos acho, que Itaituba é uma cidade maravilhosa, com um rio muito lindo...Pretendo em Breve me mudar para a cidade para ajudar melhorar o municipio, trabalhando para elevar o nivel da Saude...

    ResponderExcluir
  8. Em uma bela tarde de setembro do ano de 1971, eu e mais 70 homens, levados pelos sonhos de conquistas e riquezas aportamo-nos em Itaituba. Nesse tempo só se falava em garimpo e na conostrução da estrada Transamazônica. A princípio, estranhamos a quietude, não se via ninguém nas ruas, parecia até mesmo aquela cidade fantasma de filme de Faroeste. Também pudera, aquele mangote de peão e de aparência esquisita, portando facas, facões, espingardas e revólveres assustava qualquer um,... não pareciam nada amistosos.
    Seguimos em direção à rua principal, no caminhos passamos pela Igreja matriz, vimos apenas alguns animais soltos. Mas gente que era bom, nada. Portas e janelas das casas mantinham-se fechadas, entramos em um bar, cujo o dono chamava-se Erivan, e bebemos todas. Não demorou muito e o delegado chegou acompanhado de alguns soldados, que ditou normas e saiu em seguida.

    Naquele tempo, Itaituba contava apenas com um gerador de luz para iluminar a cidade. Mesmo assim somente até às 22h00. Depois disso, o que valia era a claridade da bela lua, deleite gostoso para os casais de namorados.

    E fui ficando por aí, apesar da violência crescente, basicamente gerada pela enorme mistura de gente invasora. Era maranhense, baiano, cearense, mineiro, paulista. Uma salada pra todo gosto. Gente de toda espécie bagun çando a pacata cidade Itaituba.

    Hoje, acredito que o rio Tapajós exerça algum tipo de encantamento nas pessoas que aí aportavam. Eu, por exemplo, fui acometido por algo parecido. Me apaixonei de verdade por esta cidade: o verde das matas que a cerca, a águas multicores do Tapajós, o povo hospitaleiro e amigo, com certeza alteraram visceralmente o meu dna.
    Esquecer Itaituba: tarefa difícl. Esquecer as pessoas que participaram da minha vida aí quando precisei: impossível.

    Obrigado Itaituba.
    Obrigado Itaitubense
    Se Deus quiser, um dia desses voltarei a beber a água deste grande rio.

    Grande abraço.
    Em especial à todos que lembram de mim.
    Meu nome é GANDHI (apelido o PAULISTA)

    ResponderExcluir
  9. isso acontece em qulquer lugar

    ResponderExcluir
  10. Realmente Itaituba é uma cidade maravilhosa, lembro-me de quando faltava muita energia e todo mundo do bairro da Vila Caçula reunia-se em frente de suas casas pra conversar, jogar dominó, baralho e as crianças iam brincar na rua das mais diversas brincadeiras...e depois de um certo horário íamos todos nos deleitar nas águas mornas do Tapajós...e a sonda então? Nossa tudo de bom!!!! Estou com muitas saudades da minha terra querida, soberana do Rio Tapajós...Espero em breve estar com você!!!
    E caro anônimo, concordo com meus colegas criminalidade existe em todo lugar e realmente você não ama Itaituba...se a amasse não a trataria com tanto desprezo...deveria se envergonhar de cuspir no prato que comeu....Palhaço sem cultura...se Itaituba está do jeito que está e por culpa de pessoas como você que ao invés de abraçar a cidade dá às costas...

    ResponderExcluir
  11. Bem ja morei em itaituba, toda minha infancia foi la que aprendi muitas coisas baos, meus pais amigos ainda moram la, todos os anos gosto de curtir minhas ferias nessa cidade maravilhosa. Pelo que vejo o que falta ainda são governates que briguem pra melhorar a educação, falta idéias pra melhorar a vida das pessoas, porque itaituba pareci ainda ser presa ao passado, poucos tem acesso a internet, as condições financeiras da cidade é precaria. muita coisa ainda tem que mudar, com a falta de oportunidade as crianças veem nas bebidas em galeras, a emoção e a adrenalina que os fazem sentir-se bem, por isso que muitos se tornam marginais, com isso a violência só tende a crescer. É preciso algo que subistitua essas emoções e adrenalina, como o esporte e outros eventos que sejam constantes na vida de todos

    ResponderExcluir