As companhias áreas que operam com vôos regulares nos municípios de Altamira, Itaituba, Coari (AM) e Parintins (AM) foram notificadas pela Agencia Nacional de Aviação Civil. No ofício circular expedido pelo órgão e entregue na sexta-feira (11) às empresas, a ANAC solicita o cancelamento da venda de passagens, comunicando que, a partir de 26 de julho, os aeroportos estarão fechados para pousos e decolagens por falta de segurança. Inclusive o aeroporto de Parintins será interditado na sexta-feira 18/07.
De acordo com a ANAC as administrações dos aeroportos de Itaituba, Altamira, Coari e Parintins não cumpriram com as exigências determinadas pelo órgão que há dois anos vinha alertando para as normas de segurança. No mês de abril próximo passado, a ANAC enviou carta circular dando prazo de sessenta dias para os aeroportos se adequarem as normas de segurança, o que na opinião da ANAC não aconteceu.
O aeroporto de Itaituba, por exemplo, o mais importante da região sudoeste do Estado, os agentes da ANAC relataram que entre outras irregularidades estão, a falta de lâmpadas infravermelho no balizamento da pista, o que acaba comprometendo a realização de pouso e decolagem durante a noite - O farol da torre não funciona - O Corpo de Bombeiros tem um veículo, mas não tem material e nem pessoal de combate a incêndios; O aeroporto não dispõe de ambulância para atender emergências; a torre que fornece energia elétrica do linhão de Tucuruí para Itaituba foi construída num local que coloca em risco a segurança das aeronaves em procedimento de pouso ou decolagem pela cabeceira da pista do lado oeste da cidade.
Ainda de acordo com a ANAC "essa determinação poderá ser revista se a direção do aeroporto cumprir com os itens citados acima até 26 de julho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário