quinta-feira, 17 de setembro de 2009

'Boi Pirata II' amplia o combate ao desmate ilegal em Novo Progresso

Com a chegada de mais fiscais, a operação 'Boi Pirata II' vai intensificar as ações de fiscalização ao desmatamento ilegal em toda a região de Novo Progresso, no sudoeste do Pará. Vindos do Ibama de Mato Grosso, os agentes vão vistoriar propriedades onde novos desmates e queimadas foram apontados pelo sistema de Deter (Detecção em Tempo Real), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), que monitora por imagens de satélite o desflorestamento na Amazônia Legal.

'Com o reforço vamos ampliar a ação, que estava mais concentrada na Floresta Nacional (Flona) Jamanxim, para toda a região de Novo Progresso', diz o coordenador da operação, Gustavo Podestá, chefe da Divisão de Fiscalização do Ibama em Santarém, salientando que as ações de combate à criação de gado no interior da Flona não serão reduzidas.

Os novos fiscais se reúnem ao efetivo do Ibama que, com apoio da Força Nacional e do Batalhão de Polícia Ambiental, vem combatendo os crimes ambientais na região. Desde o final de junho, os agentes já aplicaram R$ 120 milhões em multas, emitiram 105 autos de infração, notificaram 21 grandes fazendeiros para que retirem cerca de 15 mil cabeças de gado do interior da Flona Jamanxim e embargaram aproximadamente 35 mil hectares de terras, uma área maior que a cidade de Recife, desmatadas sem autorização do órgão ambiental.



Fonte: Ibama

Nenhum comentário:

Postar um comentário