Segundo o governo federal, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), já garantiu R$ 1,2 bilhão para a continuidade da pavimentação de mais de 700 quilômetros da Rodovia Transamazônica entre a divisa do Estado do Tocantins com o Pará até o município de Rurópolis.
Nesta fase, serão beneficiadas quatro frentes de trabalho, ou seja, de Novo Repartimento a Pacajá. De Pacajá até Anapu, de Anapu até Altamira e de Altamira até Medicilândia.
Já os demais trechos envolvendo desde o município de Itupiranga à Novo Repartimento e de Medicilândia até Rurópolis, as obras estarão licitadas até o final de julho e toda a rodovia estará legalizada para o asfaltamento.
De acordo com o diretor do DNIT, Luiz Antônio Pagot, após dois anos de interlocução com a área ambiental do governo, a expectativa é de que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) libere a licença da obra da Transamazônica no dia 21 de junho. "Como já está tudo licitado, no dia 23 já podemos dar a ordem de serviço para a BR-230", disse Pagot.
O diretor do Dnit informa também que a obra já recebeu autorização de outros órgãos oficiais, como a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). "A autorização da Fundação está consolidada, porque eles já tinham os estudos de Belo Monte", disse Pagot. A rodovia BR-230 passa a uma distância de 100 quilômetros do local onde será construída a hidrelétrica de Belo Monte. Pagot assinala que a pavimentação desse trecho de 720 quilômetros da Transamazônica deverá demandar investimentos de R$ 1,2 bilhão, incluindo a construção de mais de 105 pontes. “A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em 30 meses”, estima.
Investimento na BR 163
Incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a pavimentação de 1.055 quilômetros da rodovia BR-163, entre Mato Grosso e Pará, conta também com investimento de R$ 1,4 bilhão. “Somente na travessia urbana de Novo Progresso, no Pará, o investimento é de 16 milhões”, diz Pagot, que no final de maio percorreu os 1.287 quilômetros de extensão da BR-163 entre Sinop, no Estado do Mato Grosso (MT), e Santarém, no Pará (PA).
Esta foi a segunda vistoria feita às obras de pavimentação da BR-163 neste ano. Se, na vistoria realizada em janeiro passado, a maioria dos trechos estava em fase inicial, desta vez, até trecho em conclusão foi visitado. É o caso dos 4,9 quilômetros de extensão da travessia urbana de Novo Progresso. “O segmento que fica entre o quilômetro 102 e 173 também apresentou bons resultados com relação ao volume de serviços executados. Da mesma forma, está o trecho que passa por Castelo dos Sonhos, no Distrito de Altamira, pelo município de Novo Progresso, até as proximidades da Vila Moraes de Almeida”, avaliou.
O diretor geral do Dnit já agendou outra vistoria na BR-163 para o mês de setembro. Segundo ele, em apenas quatro lotes os trabalhos não começaram. “Mas já estão licitados e as empresas estão mobilizadas, com canteiros de obras demarcados. Até o final de junho não haverá trechos sem obras de pavimentação na BR-163”. A expectativa do governo federal é de concluir 50% da pavimentação até o final deste ano e toda a obra até dezembro de 2011.
(Diário Online com assessoria)
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