Os sem terra voltaram a bloquear, desde às 5h, a BR-163, na ponte do rio do Lira, em Sorriso. Hoje é o quarto dia de protesto e até o momento não houve avanço nas negociações com o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e a reunião que estava marcada para ontem foi transferida para logo mais às 9h, e eles aguardarão a decisão da reunião para liberarem a pista e encerrar o manifesto. Com isso só ambulância, polícia e imprensa passam pelo local.
As reivindicações são pela a reabertura do processo do assentamento do Santa Rosa I, no Boa Esperança do Norte, onde o proprietário teve a reintegração de posse e cerca de 300 família deverão ser retiradas do local. Também pela criação de mais quatro assentamentos em Cláudia (90 km de Sinop), implantação de escolas nessas áreas, recebimento de cesta básica e lonas, além da liberação de créditos dos Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar). Até o momento não houve definições por parte para as reivindicações.
Conforme Só Notícias já informou, nos últimos três dias houve protestos pela manhã e à tarde com "intervalos" de aproximadamente duas horas (a partir das 11h) quando as centenas de pessoas que estavam com caminhões e veículos pudessem seguir viagem.
Fonte: Só Notícias/Bianca C. Zancanaro
Nenhum comentário:
Postar um comentário