segunda-feira, 19 de julho de 2010

Nortão: madeireiras querem explorar floresta pública no Pará

A Promadeira -feira de máquinas e negócios no setor madeireiro-, mês que vem, em Sinop, vai debater também a exploração de florestas públicas de onde madeireiros podem retirar toras próprias para serem industrializadas. O assunto será debatido por especialistas e os industriais do Nortão poderão conhecer os aspectos legais, exigências e critérios que o governo federal tem estabelecido. Uma das áreas de onde pode sair muita matéria prima para ser industrializada pelas madeireiras em Sinop é a Floresta Nacional do Tapajós, ou a Flona Tapajós, no Pará, localizada no oeste do Estado, nos municípios de Belterra, Aveiro, Rurópolis e Placas, tendo seu acesso pela BR-163 (que está sendo pavimentada). O Ibama já aprovou em 2005 o plano de manejo desta área, estabelecendo as espécies de toras que podem ser extraídas.

"A lei já existe. É um processo demorado porque depende de uma série de autorizações. Mas precisamos acelerar os tramites para a exploração destas áreas públicas. Há uma tendência desta madeira paraense ser beneficiada nas índustrias madeireiras em Sinop, polo de beneficiamento de madeira, onde é feita a segunda fase da industrialização - com fabricação de forros, deck e outros produtos", explicou, ao Só Notícias, o presidente do Sindusmad (Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte), José Eduardo Pinto.

Para Eduardo, os madeireiros de Sinop têm estrutura para montarem unidades em território paraense para extrair toras e encaminharem para industrialização nas indústrias sinopenses. "Quando a 163 estiver pavimentada, os caminhões vão (a Santarém, Pará, onde está o porto) carregados com soja e retornarão com madeira", acrescenta, apontando a viabilidade econômica.

A extração legal de madeira da Flona Tapajós iniciou recentemente. Ela é apontada como uma área rica em madeira para fins comerciais.


Só Noticias

Um comentário:

  1. CDL DE NOVO PROGRESSO7/19/2010 11:49:00 AM

    PRA SINOP E MUITO BOM LEVAR PRODUTO PRIMARIO DO PARÁ E GERAR EMPREGO EM MT, COMO JA ACONTECE COM O BOI DE NOVO PROGRESSO QUE ESTA GERANDO MILHARES DE EMPREGOS EM MT, PRECISAMOS AGILAISAR NOSSO FRIGORIFICO E EXPORTAR PRODUTOS ACABADOS ASSIM GERAR EMPREGO EM NOVO PROGRESSO COM AS FLORESTAS DEVEMOS ESTAR ATENTOS PARA QUE ESSA IDEIA DE LEVAR MADEIRA EM TORA PARA MT NÃO PROSPERE, TEMOS QUE SERRAR E BENEFIAR A MADEIRA AQUI, ONDE ESTA A MATERIA PRIMA, VEJA AUGUNS PRODUTOS QUE SÃO EXPORTADOS PRIMARIO. MINERIO DE FERRO, OURO, BOI , MADEIRA, BAUXITA , CIPÓ TITICA CHUMBO E MUITOS,NA VERDADE SOMOS RICOS EM MATERIA PRIMA SÓ NÃO ETAMOS SABENDO FAZER ESSA MATERIA GERAR RIQUEZAS PRA NOSSA GENTE VAMOS ABRIR O OLHO. CDL

    ResponderExcluir