domingo, 18 de julho de 2010

Paraenses estão entre os mais beberrões do país

Os belenenses são bons de copo. Pelo menos um quarto da população da capital paraense assume que ingere bebida alcoólica demasiadamente. Segundo a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2009, divulgada no fim do último mês pelo Ministério da Saúde, cerca de 22% dos entrevistados de Belém (todos maiores de 18 anos) afirmaram ter ingerido quatro ou mais latas de cerveja ou quatro doses de bebidas destiladas em uma só ocasião, nos últimos 30 dias. Essa quantidade é considerada abusiva pelo Ministério.

O índice, três pontos acima da média nacional, coloca a capital do Estado entre as dez que mais consomem bebida alcoólica no País. Salvador, com 25%, é a campeã desse ranking. E são os homens que mais abusam da bebida. Chega a 35% a porcentagem da população masculina de Belém consumidora de álcool. Acima dessa marca só aparecem cinco capitais: Teresina (38%), Boa Vista (36%), Macapá (36%), Aracaju (36%) e Salvador (36%).

Entre as mulheres, a proporção é bem menor, mas não deixa de ser preocupante. Cerca de 10% delas ingerem álcool em excesso. O indicador é o mesmo apontado na média nacional. Nessa analise, a frequência de mulheres adultas que relataram consumo abusivo de bebidas alcoólicas em todo Brasil variou entre 6% em Rio Branco e 17% em Salvador.


ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário