quinta-feira, 15 de julho de 2010

Pescadores do Sul do país e Mato Grosso, retiram quase uma tonelada de peixes dos Rios Curuá e Jamanxim.

Com onibus particular e preparado para pesca, tendo mais de 6 barcos com motores, redes de pesca, freezer e uma "tralha de pesca" completa, mais de 15 homens ficaram 20 dias no Rio Curuá (reserva indigina) e 2 dias no Rio Jamanxim, nesse periodo, pescaram de forma predatória mais de uma tonelada de peixes, a maioria filhotes. São pescadores que vem do Sul e Mato Grosso, geralmente trazem tudo de suas cidades; mantimentos, bebidas, óleo e até gasolina. Dias atrás, a prefeitura de Novo Progresso juntamente com Lions Club lançaram uma Lei municipal limitando a área de pesca no Rio Jamanxim.

A Lei, não está sendo obedecida, muito menos fiscalizada, ficando o Meio Ambiente a merce desses predadores. No blog do vereador Adécio Piran, também consta denuncias contra a má fiscalização. Leia a matéria AQUI.

Segundo informações dos próprios "pescadores" o peixe pescado em Novo Progresso, seriam comercializados na volta para suas casas, vendidos em restaurantes, churrascarias e demais estabelecimentos comerciais em torno da BR 163.

Por: Reginaldo Ribeiro / Jornal O Atual

4 comentários:

  1. E O PIOR DE TUDO ISSO E QUE NEM A SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DO MUNICIPIO TOMA PROVIDENCIA A ESSE PESCA PREDATORIA, DEIXANDO O POVO E PESCADORES LOCAIS A MERÇÊ DA PROPRIA SORTE, ALIAS CADÊ A PORTARIA DE LIMITAÇÃO DE PESCA, SÓ VALE PRA QUEM MORA EM NOVO PROGRESSO, ALIAS CADÊ O SECRETARIO DE MEIO AMBIENTE QUE VIVE DE VIAGENS E NENHUMA AÇÃO CONCRETA FOI TOMADA ATÉ O MOMENTO, AS VEZES SERIA MELHOR EXTINGUIR ESTA SECRETARIA OU TROCAR O SECRETARIO QUE NÃO ESTA NEM AI PRO PROBLEMA AMBIENTAL

    ResponderExcluir
  2. Carlos Alberto de Oliveira Prado7/16/2010 11:49:00 AM

    Descordo em partes com o comentário acima, o Secretário de Meio Ambiente, está em tratamento em Cuiabá-MT e, quando está em Belém-PA é pra resolver questões de interesse da população e de sua secretaria, o porém disso, é que, tem um chefe do Meio Ambiente Senhor Elias (PATINHAS), o qual não executa seu trabalho, anda o dia de sala em sala na prefeitura e outros lugares e não faz seu trabalho, esse sim, deveria ser trocado, tirado etc... pois se foi lhe confiado esse cargo como pagamento de eleição, pois bem já foi pago! precisamos de pessoas que cuidem do Meio Ambiente, e não perambule como andarilho fazendo politica contra a prefeita. Pior, recebendo pra isto!

    ResponderExcluir
  3. Não e só os pescadores de fora não! aqui também tem muitos que todos os dias fazem arrastão no Jamanxim. CADÊ A FISCALIZAÇÃO? ACORDA PESSOAL, TÃO GANHANDO PRA ISTO! ARRI ÉGUA!

    ResponderExcluir
  4. kd a manifestação da secretaria de meio ambiente sobre o assunto, se o secretrio esta doente em tratamento td ok, mas quais as ações que serão implemmentadas com urgencia pra da fim a essa pesca predatoria, a esse saque nos recursos naturais da nosso municipio, precisamos de ações rapidas e eficazes nesses casos.

    ResponderExcluir