O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, em solenidade programada para esta quinta-feira, às 15h, no Auditório do Banco da Amazônia, em Belém, dará a autorização para publicação do edital das obras de pavimentação da BR-230, a Transamazônica. Com essa medida, o governo federal espera, ao final de setembro, garantir a contratação de obras para asfaltar 992 quilômetros desse importante eixo rodoviário da Amazônia.
O primeiro trecho da Transamazônica, no Pará, entre Marabá e Itaituba (no entroncamento com a BR-163), foi concluído pelo governo Médici, em setembro de 1972, com as comemorações do sesquicentenário da Independência do Brasil. A BR-230, em quase toda sua extensão paraense, permaneceu em pavimento terroso, desde o início da década de 70, e, só agora, recebe novos canteiros de obras, já com a contratação de 3,6 mil trabalhadores, para o asfaltamento de quase mil quilômetros de estradas.
O investimento federal, totalizando R$ 1,374 bilhão, cobrirá os trechos entre Novo Repartimento e Medicilândia e de Rurópolis a Miritituba, já em obras. Até o fim de setembro, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) licitará o trecho entre Marabá e Novo Repartimento, além do lote entre Medicilândia e Rurópolis, que está sendo autorizado pelo presidente, nesta semana.
Assessoria de Comunicação - Ministério dos Transportes
Alhandra de Moura
61 2029-7035
61 9965-2349
Nenhum comentário:
Postar um comentário