quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Descoberto comércio de madeira ilegal em Moraes de Almeida e Trairão.

Operação Vagalume desmonta esquema em Unidade de Conservação

Durante cinco dias, fiscais do Instituto Chico Mendes percorreram mais de 3.000 quilômetros de estradas não pavimentadas nos municípios de Trairão e no distrito de Moraes de Almeida, no Sudoeste do Pará.

O balanço da Operação Vagalume, feito em área de duas unidades de conservação – a Floresta Nacional (Flona) do Trairão e do Parque Nacional (Parna) do Jamanxin – foi o seguinte: a apreensão de máquinas e equipamentos no valor de R$ 730 mil e multas totais de R$ 95 milhões.

A operação aconteceu em estradas que margeiam a BR-163 (Cuiabá-Santarém). No interior das UCs foram flagradas a extração ilegal de produtos florestais (madeira, palmito, cipó, entre outros) e descobertos os ramais, acampamentos, máquinas e equipamentos utilizados pelos infratores. Até uma serraria estava instalada no Parna do Jamanxim.

Para Alessandro Silva Marçal, que coordenou a operação, o saldo foi positivo, sobretudo em função da apreensão do maquinário e seu inegável potencial de destruição da floresta.

Mas ressalta a necessidade de vigilância constante das UCs, principalmente as localizadas ao longo da BR-163.



Um comentário:

  1. O universitário Túlio Corrêa, filho do ex-prefeito e ex-vereador Ruy Corrêa, foi humilhado pela Prefeita de Santarém Maria do Carmo Martins ela ainda lhe ameaçou dizendo que iria tirar os Policiais Militar que estava protegendo os terrenos de sua familia e em seguinda demetiu o universitário.Túlio Corrêa chorou

    ResponderExcluir