Mais de oito mil pessoas vivem e trabalham no Garimpo Água Branca e redondezas. A atividade garimpeira movimenta a economia e os hospitais da região. São extraídas centenas de quilos de ouro e contraídas centenas de malárias todos os meses.
O Garimpo Água Branca que teve início no começo dos anos sessenta do século passado, fica a cerca de 40 km na margem direita de Rodovia BR Transgarimpeira em solo itaitubense e já produziu muito ouro, histórias e ceifou muitas vidas por malária entre outras doenças infectocontagiosas.

Existem frentes de trabalhos de todas as formas, alguns repassam o material que já foi explorado no passado e ainda moem o “curimã” para retiram todo o ouro que ainda existe ali, outros buscam o ouro dos filões através de poços nas profundezas, outras equipes preferem se utilizarem de equipamentos mais sofisticados como máquinas escavadeiras do tipo retro escavadeiras (PC), enquanto outros trabalham no sistema convencional com a draga, bico jato e “mareca”, em fim a corrida pelo ouro está levando muita gente para todos os garimpos da região, entre eles os mais procurados são o Boa Esperança e Água Branca que ficam próximos.
A agente de saúde do posto da SUCAM, Maria do Socorro, microscopista pela prefeitura de Itaituba, disse que já fez até 50 lâminas por dia, a média não baixa de 18 ao dia. Ela observa que faltam médicos, medicamento, um Posto de Saúde da Família (PSF) e transportes para tantos doentes. Mesmo assim a corrida pelo ouro não pára.
Além dos garimpeiros tradicionais tem uma empresa de mineração instalada na “corrutela” fazendo sondagem e outras que estudam e pesquisam o solo com intenção de também explorarem ouro nas proximidades.





Vendo está matéria sobre garimpo , gostaria de deixar o meu recado .
ResponderExcluirAgora temos aqui no brasil, maquinas sendo fabricadas com padrão internacional para a concetração de ouro livre do meio ambiente sem o uso de produtos quimicos.
Recuperando todo ouro em 98% sem perda como ocoorre hoje nas caixas tradicionais dos garimpo que é de 30 a 40%.
Meu email é : silvarodrigues7@bol.com.br