A interrupção da BR 163 esta marcada para a próxima segunda feira dia 11-04-2011 nas proximidades da Cidade de Novo Progresso PA. Os lideres Indígenas exigem que representantes do DENIT e da FUNAI compareçam na sede do município para uma audiência, onde será reivindicado o cumprimento do acordo feito com o DENIT no final do ano passado, e também será cobrado da FUNAI melhorias na saúde indígena e mais presença atuante do órgão em Novo Progresso, caso contrario a BR 163 ficara interrompida por tempo indeterminado. Ressentidos com o não cumprimento do acordo feito no final do ano de 2010, quando esteve em Novo Progresso o comandante do DNIT Sr. Luiz Antonio Pago, onde aconteceu uma reunião com lideranças Indígenas e o comandante do órgão federal.
Durante esta reunião teria sido firmado um acordo onde o DENIT assumiria a responsabilidade de concertar e manter a estrada vicinal que liga a aldeia Baú nas margens do Rio Curuá, ate BR 163 próximo ao distrito de Alvorada da Amazônia.
Alem da presença de representantes do DENIT, os Índios exigem também a presença do diretor da FUNAI Marcio Moreira e do secretario da saúde indígena Antonio Alves para tratar de questões de saúde na aldeia e no município, segundo os lideres indígenas muitas vezes é necessário deslocamentos ate Itaituba para conseguir atendimento.
Já faz alguns dias que os Indígenas estão se reunindo em busca de uma decisão que venha a solucionar estas questões que estão dificultando a vida da população dos Caiapós da Aldeia Baú, sem ter uma resposta mais convincente dos órgãos federais, eles decidiram fechar a BR 163, nesta segunda feira, caso não compareçam na sede do município de Novo Progresso os representantes federais acima citados, para uma audiência com os representantes da aldeia.
Fonte: Povos da Amazônia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário