quinta-feira, 2 de junho de 2011

Receita não emitirá mais cartão plástico do CPF

A Receita Federal deixará de emitir o cartão plástico do CPF a partir da próxima segunda-feira e, com isso, órgãos públicos e pessoas jurídicas em geral não poderão mais exigir a apresentação do documento naquele formato.

Com o fim do cartão plástico, a Receita passará a emitir somente o Comprovante de Inscrição no CPF, documento gerado após atendimento para criação do número de cadastro. O atendimento pode ser feito nas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou nos Correios.

Além disso, os contribuintes poderão imprimir a segunda via do documento diretamente da página do fisco na internet, quantas vezes for preciso e sem custo adicional. Segundo técnicos da Receita, além da economia na impressão do CPF, a medida facilitará a apresentação do documento pelos contribuintes, uma vez que a autenticidade do documento poderá ser checada também via internet por qualquer pessoa.

Sem o cartão plástico, os contribuintes também poderão comprovar a inscrição no CPF com a apresentação de outros documentos que contenham o número do documento, como as carteiras de identidade, de habilitação, de trabalho e da Previdência Social. Carteiras funcionais emitidas por órgãos públicos, cartões bancários e talões de cheque também servirão para essa finalidade. Apesar do fim da emissão de novos cartões, os documentos antigos continuarão valendo.


Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário