terça-feira, 20 de março de 2012

Flona Jamanxim, o acordo esta próximo, a "novela pode estar acabando"

As longas batalhas travadas por moradores da Flona Jamanxim e ambientalistas do governo federal podem estar caminhando para um acordo definitivo nestes próximos dias, é esta a grande expectativa de ambos os lados desta longa novela onde nunca ouve nem mocinho e nem bandido, apenas faltava maior compreensão das lideranças de alguns órgãos representativos do governo federal que hoje com novos nomes e maior vontade política demonstrada nos últimos estágios pelo governo que visivelmente esta disposto a dar maior importância a vida humana na Amazônia e compensar com uma redefinição mais próxima da considerada justa pelos habitantes da referida Flona, amenizando assim todo o martírio vivido pelos heróicos moradores desta região nos últimos tempos.


O presidente da associação dos moradores da Flona do Jamanxim pertencente a Novo Progresso Sr. Luiz Helfenstein esta motivado e confiante, segundo ele “finalmente vamos sentar com o governo federal (ministros) para renegociar a tão sonhada redefinição da Flona Jamanxim”.

Esta confiança foi adquirida após a ultima quinta feira dia 15/03/12, onde aconteceu uma reunião com a bancada federal do Pará, juntamente com a Ministra Izabela Teicheira (Ministra do meio ambiente) e representantes de vários ministérios, dentre eles da Casa Civil, Secretaria Geral da União, IBAMA, Ministério Publico Federal e representantes da Flona Jamanxim.

Uma nova e importante reunião esta marcada para a próxima quinta feira 22/03/12 em Brasília, onde o representante de Novo Progresso, Sr. Luiz Helfenstein, a representante de Castelo de Sonhos, Sra. Nelci Rodrigues (Preta), juntamente com a Dra.Samanta (advogada do código floresta) e o Dr. Ederson Zanett, estarão discutindo com os representantes do governo federal o novo traçado da Flona Jamanxim.

É real a chance de um acordo que venha a definir a situação da grande maioria dos produtores que residem dentro da Flona Jamanxim, a novela parece próxima do fim e a população de Novo Progresso, Castelo de Sonhos e região esperam ansiosa pelo ultimo capitulo com final feliz.

Fonte: Povos da Amazônia

Um comentário:

  1. Parabens aos atuais Governantes, que estão tendo a percepção de corrigirem tamanho equivoco. Pois os governantes dos anos 70 convocaram o povo dos mais longinquos recantos deste País, com promessas de melhorias de qualidade de vida e desenvolvimento. E simplesmente foram abandonados, e agora não bastasse isso, surge a tentativa de se criar uma Reserva ambiental nacional, deixando em pânico, toda uma geração.
    Mas vejo vislumbrar a possibilidade de se reverter esse quadro e se fazer justiça com esse povo tão sofrido.
    Att. gilmar.gobbi@hotmail.com

    ResponderExcluir