quarta-feira, 28 de março de 2012

NOVO PROGRESSO PA: fiscais do Ibama e do Instituto Chico Mendes sofrem emboscada

Dois homens com armas automáticas, coletes balísticos e máscaras emboscaram uma equipe de fiscalização do Ibama e do Instituto Chico Mendes (ICMBio) na manhã desta quarta-feira na BR-163, altura de Cachoeira da Serra, no distrito de Novo Progresso (PA), segundo informou o Ibama.

Os veículos da fiscalização foram obrigados a parar diante de troncos que interditavam a estrada e foram abordados pelos homens. Policiais ambientais do Pará que acompanhavam os fiscais trocaram tiros com a dupla, que conseguiu fugir pelo mato. Nenhum dos agentes foi ferido.

LEIA TAMBÉM:

Após afastamento do Juiz Admilson da comarca de Novo Progresso, bandidos e grileiros fazem a “farra no município”.

Há cerca de duas semanas, o Ibama, o ICMBio e a Polícia Ambiental estão na região para combater desmatamento ilegal. Ontem, durante sobrevoo com o helicóptero do instituto, foi identificado um acampamento e uma grande área de floresta derrubada. A equipe que estava a bordo desembarcou próximo ao local para monitorar as ações, e o helicóptero retornou à base para buscar apoio terrestre. Na manhã de hoje, duas caminhonetes com fiscais e policiais seguiam para a localidade quando houve o confronto.

Os fiscais, que permaneceram a noite aguardando a equipe de apoio, foram resgatados no final desta manhã pelo helicóptero do Ibama. Não é a primeira vez que a fiscalização do Ibama enfrenta problemas na região de Cachoeira da Serra. Em 2007, uma equipe apreendeu dez caminhões carregados de madeira ilegal e, quando passou pelo distrito, foi cercada por uma população inconformada com a ação contra os crimes ambientais, comuns naquela região.

Fonte: Terra.

3 comentários:

  1. Sou moradora do Distrito de Cachoeira da Serra,isso que publicaram não passaou de uma calunia ,pois isso não aconteceu aqui!

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente gostaria de fazer uma correção:Cachoeira da Serra é um distrito pertencente ao município de Altamira e não de Novo Progresso com descrito na matéria.
    Na madrugada desta quarta-feira 28/03,por volta das 03:15 da madrugada foram ouvidos diversos disparos onde na 1ª vez ouviram-se +-5 tiros e depois + uns 9 disparos.Esse acontecimento se deu na BR 163,KM 895 AS MARGENS DA RODOVIA,próximo ao distrito referido.Esse fato foi presenciado por populares do local.

    ResponderExcluir
  3. Tá me cheirando falcatrua, maracutaia, armação... DOS FISCAIS

    ResponderExcluir