domingo, 15 de abril de 2012

Novo Progresso recebe a primeira microusina de beneficiamento de leite

Agricultores familiares de Novo Progresso, sudoeste do estado, já têm garantia de comercialização para a produção leiteira do município. O produto in natura, que acabava sendo descartado na sua grande maioria, ou servia de alimento para os animais, será industrializado na microusina de beneficiamento de leite que está sendo implantada no município.

A unidade de beneficiamento, com capacidade para processar dois mil litros de leite diariamente, produzirá queijo muçarela como produto principal, além de leite pasteurizado e iogurte. A ideia é mudar a matriz produtiva do município, que vive basicamente da pecuária de corte. Segundo dados da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), Novo Progresso, que tem rebanho bovino com status livre de aftosa com vacinação, tem cerca de 1800 vacas em lactação, o que representa uma produção de quase nove mil litros de leite diariamente.

O processo tem total acompanhamento da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), que entre outras ações atende a demanda do agricultor na construção de capineira e na manutenção da mineralização do rebanho, além da sensibilização para as questões sanitárias previstas pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pela Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará). Paralelo a isso, a Emater proporciona a educação rural, no sentido de sensibilizar o agricultor da necessidade e os benefícios do associativismo, do trabalho em grupo e a melhoria da qualidade de vida das famílias.

Inicialmente os alimentos processados serão destinados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e serão entregues nas escolas e creches municipais, garantindo segurança no produto consumido pelos cerca de oito mil alunos da rede pública. A microusina é resultado de demandas apresentadas no Conselho de Desenvolvimento Territorial (Codeter), com recursos da ordem de 140 mil reais do governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e do Governo do Pará.
 
 Cabe à prefeitura de Novo Progresso a garantia da reforma e adaptação do galpão que vai receber a microusina. A unidade beneficiará diretamente 30 famílias da Associação dos Produtores Rurais Vale do Jamanxim (Apruvaj) e será assessorada por um conselho gestor formado por 11 entidades governamentais e a sociedade civil organizada.

No processo, o Banco da Amazônia também é parceiro. Já existe articulação entre a Emater local e o agente financeiro para fomentar, através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Agroindústria e Mais Alimentos, novos financiamentos que consolidem de forma definitiva a atividade leiteira e a agroindústria. Até o final de abril o empreendimento será vistoriado pela Caixa Econômica Federal e Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia.
 

A microusina deve estar em pleno funcionamento até o final deste semestre. “A implantação da unidade vai abrir novos horizontes na matriz produtiva local. A pecuária de corte como atividade exclusiva do pequeno agricultor é inviável, por causa do volume de produtos a ser comercializado”. Afirma Marcelo Reis, técnico agropecuário da Emater.


Iolanda Lopes  / JORNAL O ATUAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário