sexta-feira, 18 de maio de 2012

Nortão: Ibama embarga 520 hectares e multas podem chegar a R$ 2,2 milhões

Fonte: Só Notícias/Weverton Correa
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), gerência Sinop, confirmou, hoje, o embargo de 520 hectares de uma área em Feliz Natal (130 km de Sinop), na quarta-feira (16). Dois tratores de esteira foram apreendidos.

Os autos de infrações lavrados podem chegar a R$ 2,2 milhões. Além do crédito rural restringido ao proprietário, que pode recorrer, o processo administrativo, quando concluído, deve ser remetido à promotoria de justiça de Feliz Natal.

Agentes ambientais federais se deslocaram em operação para a área, por terra e ar, em atendimento a uma detecção, em tempo real, emitida por satélite, que estava ocorrendo desmatamento.

O serviço de inteligência conseguiu apurar que seriam devastados um mil hectares de floresta. "Reconhecemos que 520 hectares é muita coisa, contudo, poderia ser o dobro disso se não tivéssemos chegado a tempo", disse o gerente executivo do Ibama de Sinop, Evandro Selva, por meio de assessoria.

A divisão técnica apontou que para a área havia plano de manejo florestal aprovado pelo instituto na década de 1990 e que ela tinha reserva legal averbada na matrícula do imóvel.

Segundo o Ibama, imagens georreferenciadas mostram a evolução do desmatamento da área. O histórico aponta que o proprietário extraiu toda a madeira entre 2009 e 2010. Na sequência, a floresta sofreu com incêndio e neste ano foi efetuado o desmatamento com o uso do correntão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário