quinta-feira, 31 de maio de 2012

Obras até Novo Progresso estão dentro da expectativa

A comitiva do Estradeiro Aprosoja, que percorre a rodovia BR-163 durante toda esta semana, vistoriou aproximadamente 600 quilômetros no trecho entre Sinop e Novo Progresso (PA). O andamento das obras está dentro da expectativa do Movimento Pró-Logística. “Algumas partes do trecho ainda estão em obras e, no que está pronto, estão realizando algumas correções”, explicou o coordenador executivo do Movimento, Edeon Vaz Ferreira.

O relatório do primeiro dia de viagem da comitiva aponta que no trecho de 102 quilômetros, entre divisa dos dois estados até a Serra do Curuá, no município de Novo Progresso (PA), cerca de metade do trajeto já está concluído. Esta parte da obra é realizada pelo consórcio CAL, formado pelas empresas Cavalca, Agrimat e Lotufo. A outra parte da obra está dividida entre as empresas JM, que concluiu 70,9 quilômetros, e a Conterne, que também finalizou 67,3 quilômetros de asfaltamento.


A comitiva encontrou alguns defeitos na pista, considerados dentro da normalidade. “Essas obras que estão sendo refeitas não comprometem o andamento do todo, pois a pista ainda não foi entregue ao Dnit - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte”, afirmou Vaz.


O trecho mais complicado é o da empresa 3 Irmãos, que está mais atrasado. A obra, de 68 quilômetros de extensão, ainda tem partes na fase inicial dos trabalhos. “Duas pontes não foram feitas, provavelmente por erro no projeto, que não indicava a existência destas pontes”, concluiu Vaz.

Em Mato Grosso, a maior parte do que sai do estado em direção aos portos do Sul ou do Norte do país segue pelas estradas, especialmente na rota da BR-163, considerada umas das principais do estado. Somente na extensão Centro-Norte da rodovia concentram-se aproximadamente 50% da produção de soja do estado.

Em Mato Grosso, a BR-163 é apontada como alternativa para ligar Mato Grosso aos portos do Arco Norte. De acordo com levantamentos da Aprosoja, isto possibilitaria queda nos preços do frete na ordem de 35% a 40%.

A expectativa é que a conclusão do asfaltamento da BR-163 até Santarém, no Pará, esteja pronto no final de 2014. “É importante que as obras estejam prontas para escoarmos a safra 2013/14 de soja já pelos portos do Norte”, disse o presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro. Leia mais AQUI

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