quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Site organiza dados socioeconômicos dos municípios paraenses

Dados socioeconômicos e ambientais sobre os 144 municípios paraenses, antes dispersos em diversas instituições de pesquisa, agora estão reunidos no programa Status Municipal (statusmunicipal.org.br), parte do Municípios Verdes (PMV).

O gigantesco banco de dados embasará planejamento e ações de gestores municipais, além de servir também de fonte para estudantes, pesquisadores e jornalistas.

Funcionando desde o mês de dezembro, o aplicativo deve se tornar ainda maior, uma vez que há possibilidade de atualização contínua dos dados obtidos por outros centros de pesquisa. A iniciativa é inédita no Brasil.

O visitante escolhe o município e tem acesso aos números da população urbana e rural, área do município, densidade demográfica e localização no mapa do Estado.

Na área ambiental, informações sobre desmatamento, com gráficos e históricos dos últimos anos e, ainda, mapa com cobertura vegetal do município. Há também dados sobre Cadastro Ambiental Rural (CAR) e unidades de conservação e terras indígenas. Na área econômica, mais 14 indicadores, como Produto Interno Bruto (PIB) nominal e per capita, dados sobre Bolsa Família e setor produtivo. Na área social, outros 13 indicadores em educação, saúde e segurança.

Para cada município, ainda há um relatório detalhando os dados apresentados em gráficos.

O Programa Municípios Verdes reúne os governos estadual e federal, além de prefeituras, empresários, produtores e outras associações, como o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

Fonte: Jornal Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário