quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

A MAIS PURA REALIDADE EM NOVO PROGRESSO

 Artigo: Saúde de Novo Progresso.


Com o intuito de instigar o leitor acerca deste artigo, o texto percorre experiências sobre a saúde pública da nossa cidade. Nem sei por onde começar; infelizmente, ou feliz mente; não sei. Só sei que, o que contemplei não foi nada agradável. O local já não é agradável! Mas consegue ficar ainda pior, quando se trata da saúde.

Novo progresso não é diferente de outras cidades do Estado e do resto do País. Só que a nossa cidade continua superando nas, mas condições da saúde. Tudo bem que, o ano mal começou, e, no entanto será que é muito cedo para pedir o mínimo de dignidade?

Repare que o local de trabalho do administrador da nossa cidade, já mudou de cara, coisas fúteis, verdadeira vaidade em relação ao hospital que se encontra em total abandono.

 Da nojo, da medo, da indignação ao cair lá dentro. Não tem o mínimo de respeito com os cidadãos da nossa cidade; os seus eleitores que depositaram nas urnas seus votos de confianças e, estão a mercê do descaso.

É horrível, não da para digerir mais esta situação; onde as pessoas estão entregue a sorte, pois lá se encontra apenas um medico vinte quatro horas, camas sem lençóis, colchões todo rasgado, higiene zero, todos expostos a contaminações, a vida exposta a novas doenças; a sala de coleta de exame laboratorial vulnerável a contaminações, com ventiladores muito sujo jogando sujeira para todos os lados; em fim, o hospital inteiro esta imundo, caindo aos pedaços; não oferecendo o mínimo de dignidade aos doentes.

Não da para ficar de braços cruzados, quando você pode fazer alguma coisa. Cada um de nós está querendo resolver os seus problemas de forma maquiada; passamos por lá, falamos, falamos, falamos e, quando saímos dela, cada um vai cuidar de suas vidas e, somente trocamos de lugar com outras pessoas. Esquecemos que o problema continua lá nos esperando quando caso voltarmos, se não tivermos sortes, pois vamos precisar de muita sorte para não precisar da unidade de saúde novamente, se caso precisarmos teremos que enfrentar as mesmas dificuldades e ficar calados. As denuncias não acontecem por medo de retaliações; pois o publico alvo é de poder aquisitivo fragilizado, e, tende a voltar a necessitarem dos trabalhos.

Onde vamos parar se entrar governantes e, saírem governantes e, ninguém fazer nada a este respeito? A doença não espera. Não da para remediar-se, quando se trata de vida; a coisa é séria. Um erro, uma pequena falha, uma negligencia e, não tem mais volta.

Ainda não muito tempo, ouvia-se nos palanques por ai, (mudanças já). Mostravam a atual situação, corriam atrás das péssimas condições da cidade para atacar os adversários e, agora dizem que não sabem do que esta acontecendo. Qual é?!

Bem vamos ser otimistas. Novo Progresso tem potencial para se desenvolver em igual. Acredita se a, em mais uns 30 ou 40 anos, pelo menos.

As oportunidades de crescimento são visíveis é muito, elegendo ai em primeiro lugar o fator Educacional como um dos vetores para o crescimento do município.

Outro fator vetor muito importante que deve ser eleito é o fator da Saúde. Neste alavanca mento podemos ponderar que o fator educação levara aos jovens a não necessidade de migrarem para outras cidades em buscas de suas formações superiores.

Uma vez assim, Novo Progresso, com certeza se destacara no maior desenvolvimento do Sudoeste do Para; com a idéia de que o progresso desta juventude e desta jovem cidade não para por ai, sendo que assim acaba por puxar o desenvolvimento, uma vez que se busca a movimentação do mesmo.

Que inevitavelmente, acelerara o que está no papel, como os projetos que já encontram nas mãos dos órgãos competentes do município e das empresas já instaladas e consolidadas.

As empresas que estão em Novo Progresso desde seu desbravamento acreditando e apostando no desenvolvimento da cidade.

Sendo para todos os pioneiros, uma grande hora ter enfrentado aqui os grandes desafios que fez e fará de toda uma grande potencia junto a este imenso desenvolvimento, mas nem por isso temos que aceitar a atual situação; pois se, já melhorou, muito mai pode e deve se melhorado.

Quando há muitos anos atrás aqui chegaram, muitos se acharam fora da realidade do Para, mas esta realidade se pode dizer que já se alcançou na região, e hoje pode se, sentirem orgulhosos em terem sidos os pioneiros desta projeção; um sonho que já é visivelmente palpável; porem de uma forma ainda muito precária.

O que faz das pessoas que acreditaram e aqui se instalaram, apostando todas as suas forças, se encherem de orgulhos. Somando suas competências de trabalhos em uma cidade que acolheram em seus trabalhos árduos, onde o desenvolvimento de inovação tecnológica construtiva, com a sede de crescimento em renovação é sem duvida nenhuma, a oportunidade do conhecido “Novo Brasil”; sendo ao mesmo tempo uma “Nova Fronteira”, que se acredita em um desenvolvimento sustentável atendendo as necessidades da população na busca de melhor qualidade de vida; que os governantes estão deixando a desejar.

A parte urbana, os vários estabelecimentos que ao longo do crescimento de Novo Progresso, foram se implantando; atualmente passam por uma remodelação que cria novas oportunidades em geral.

Gerando negócios e rendas, e a, arquitetura também contribui para a identidade clara da cidade. Não vamos deixar esse Progresso parar.


Ironi Ribeiro Godinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário