quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

DESCASO E DESRESPEITO COM A POPULAÇÃO PROGRESSENSE!

NOVO PROGRESSO: PREFEITO COMEÇA MANDATO COM 3 MEDICOS E APOS
  30 DIAS SÓ EXISTE UM PARA ATENDER 35 MIL PESSOAS NO MUNICIPIO.




A falta de estrutura do município em atender bem a saúde é visível. O despreparo ou desinteresse médico (ou ambos) também é gritante.

Mas o pior problema da saúde pública é certamente político. Quem tem o poder e a obrigação de ser gestor desse setor , usa sempre a velha desculpa de que faltam verbas. Ora, o que não falta é verba! Falta organização, falta gestão, falta boa vontade, falta interesse.

Voltando a dar como exemplo a nossa  realidade, nosso município Novo Progresso no PA voltou a ficar sem médico Começou O mandato com três médicos e depois de menos de um mês já tinha só um Enquanto isso, a emergência do hospital superlota e obviamente diminui muito a qualidade do atendimento.

E a situação toda já vem grave desde a raiz, já que os postos de saúde não prestam o atendimento que deveriam e as pessoas procuram o plantão ou a emergência do hospital para consultas médicas, receitas de medicamentos e resolução de dúvidas simples que poderiam ser atendidas nos postos.

Se tem algo que sempre me impressionou muito, é o fato de uma cidade que tem em torno de 35 mil habitantes ter um único PA 24 horas, que quando tem médico é apenas 1 (UM!!!) e nunca conta com um pediatra.

Postos de saúde que não funcionam, que contam com poucos ou nenhum  médicos e conseqüentemente tem um número de consultas limitado, restrito, ineficaz.

Isso tudo é uma bola de neve. A ineficiência dos postos gera acúmulo no PA. A ingerência do PA superlota o hospital. A superlotação do hospital que também é ineficaz contando apenas com um médico para atender ao SUS, a falta de especialistas, a total desassistência faz com que a população procure atendimento na outras cidades, gerando problemas lá também.

Enfim, os problemas são conhecidos. Mas e a solução? A solução é complicada e depende muito da boa vontade dos gestores públicos. Mas cada um pode fazer a sua parte. Cobrar soluções é algo que todos podemos (e devemos) fazer. Não aceitar essa bagunça, não se conformar com um serviço medíocre, não ficar achando que é melhor isso do que nada.

Eu não entendo o suficiente para apontar as soluções, infelizmente. Mas sei que temos direitos que precisam ser respeitados e devem ser exigidos para população Progressense.
Por: diadiaprogresso

Nenhum comentário:

Postar um comentário