segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Gestores são orientados pelo TCM quanto ao uso dos recursos nos municípios


Dúvidas e dificuldade de lidar com a máquina pública, sobretudo no início de gestão, não faltam para os novos prefeitos do Pará.

A ordenação financeira ainda é o principal problema para a maioria das novas administrações municipais, já que parte delas começa o mandato no vermelho.

Para alinhar essas e outras questões, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) reuniu prefeitos e presidentes de câmaras municipais, na sexta-feira, 1º, a fim de tirar dúvidas quanto aos problemas técnicos enfrentados nas municipalidades.

Durante o evento, o presidente do TCM, José Carlos Araújo, anunciou a prorrogação dos prazos para vigorar a aplicação do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) e das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (DCASP), bem como a mudança no prazo de entrega das Leis Orçamentárias Anuais relativas a 2013.

Conforme o presidente do TCM, o trabalho pedagógico é constantemente feito pelo Tribunal. "A constituição permite que qualquer cidadão seja candidato. Ou seja, quando ele ganha, este prefeito pode não ter a experiência da administração pública, bem como seus técnicos.

Então é importante que eles sejam qualificados", argumenta, frisando que a corte de contas municipal primeiro orienta, para depois cobrar a correta aplicação dos recursos. Ele diz que também é importante a população integrar a gestão municipal, a partir dos controles sociais, e participar das administrações de suas cidades.

Quanto ao evento, Araújo destaca quatro principais pontos importantes. "O primeiro deles é a importância do controle interno. Sem controle interno, o prefeito não consegue gerir, porque não há domínio sobre a aplicação dos recursos", revela. Leia mais AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário