O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de
Transportes (Dnit), General Jorge Fraxe, foi questionado ontem, durante
audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do
Senado, sobre os prazos previstos para a conclusão das obras da BR-163.
"De Rurópolis a Santarém temos 40 quilômetros por fazer, de 80 da meta.
Vamos fazer um RCD (Regime de Contratação Diferenciada) e fazer o
possível para entregar em 2014.
Este é um empreendimento que quero ir de
Cuiabá até o porto de Santarém ainda no primeiro semestre de 2014",
disse Fraxe. Para que a obra seja executada mesmo no período chuvoso, o
DNIT irá utilizar técnica de túneis móveis, espécie de coberturas que
mantém as condições para a realização das obras e já está em plena
execução em outros empreendimentos, inclusive na região amazônica.
A rodovia BR-155 também estava na pauta da audiência. A ex-rodovia
estadual Paulo Fontelles ou PA-150, liga Redenção à Marabá, tem 344
quilômetros de cumprimento. Ela foi federalizada em 2010.
O senador
Flexa Ribeiro (PSDB-PA) lembrou que trata-se de uma via considerada
espinha dorsal porque corta o Pará de norte a sul. "Houve licitação para
recuperar o rodovia, mas a execução de sua parte federalizada parece
estar distante", lamentou Flexa Ribeiro, pedindo providências do DNit.
Em resposta, Fraxe deu boas informações, informando que mandou uma
equipe do Dnit verificar o cenário e garantiu que o processo está em
andamento. "Em 30 dias sai o primeiro lote do projeto pronto e vamos
lançar a licitação na sequência. A antiga licitação é mal fadada e vou
jogar fora. Vamos licitar de novo em 30 dias. E esperamos começar os
serviços de execução em 90 dias", garantiu o general Fraxe.
Por Thiago Vilarins da Sucursal Brasilia
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