quarta-feira, 10 de abril de 2013

A nossa leitura de futuro nada mudou

100 dias de Governo Osvaldo Romanholi, avaliação do Jornal Folha do Progresso: Em cem dias, nada mudou!



Completando seu centésimo dia de governo, o prefeito Osvaldo Romanholi (PR) tem enfrentado duras criticas e a reforma administrativa feita por sua equipe não agradou a população. Até submeteu a administração ao ridículo, com controversas entre suas cabeças (cargos de confiança), ficou com a fama de “Bin Laden, Traidor, Ditador e Mentiroso”.

Tudo isto por faltar com a verdade em seus atos, o mais ridículo entre tantos, citamos o fechamento da escola da comunidade do KM 1027, onde alunos enfrentam o dia a dia para serem transportados a mais de vinte quilômetros de distância para outras comunidades e a escola recebendo recurso público está fechada sem o consentimento da comunidade.

A Secretaria de Saúde enfrenta o maior dilema de sua história, após demitir dois médicos da outra gestão, hoje não tem médicos suficiente para atender a população; já sofreu intervenção  do ministério público e continua com pendências entre falta de médicos e medicamentos básicos para saúde popular.

Em 100 dias Romanholi enfrentou uma paralisação do SINTEPP, onde os professores reivindicam  seus direitos que segundo eles não estão sendo cumpridos pelo atual gestor.

Osvaldo aumentou impostos, taxou os alvarás de licença em mais de 200%, na mesma medida decretou estado de emergência e com isto se livrou das licitações por 90(noventa) dias, derrubou o decreto que efetivava os concursados e até hoje ainda deixa dúvidas sobre a verdadeira situação deles. Prometeu em campanha trazer ganho salarial para os funcionários públicos municipais e após a posse fez o contrário - diminui o salário do funcionário público, cortou abono e as gratificações, posteriormente mandou projeto de Lei para Câmara Municipal, para prevalecer alguns funcionários do município, com aumento salarial através de abono e gratificação, contrariando a lei já existente  no regime jurídico único, fato relatado pelo vereador Chico Souza(PMDB), na tribuna da casa e na imprensa local.

Romanholi foi alvo de duras criticas pelos edis,  que na sua maioria não concordam com as atitudes tomadas pelo gestor nestes primeiro 100 dias de governo, mas ainda esperam e acreditam em sua superação, comentam.

Além de falar pelas línguas, o prefeito apresentou um débito da ex-gestão no montante de 15 milhões, afirmou que faria uma auditoria e até agora nada, só Blá,Blá,Blá, de concreto ainda nada foi mostrado para a população.



O Prefeito já em campo com sua forma bruta de administrar, gerou uma polêmica na escolha do subprefeito do distrito do quilômetro mil (Vila Izol), para conseguir a maioria dos votos na eleição (2012), prometeu que deixaria para comunidade escolher seu representante, após eleito desculpou-se em uma lei que não existe, alegando que a escolha tem que ser da confiança do prefeito, deixando os moradores indignados pelo feito.

Prometeu construir Hospital novo e que em seu governo nada seria provisório  (Paliativo) , recentemente contradiz o dito (prometido) e foi na imprensa pedido calma a população, anunciou que vai iniciar uma reforma no Hospital Municipal e os serviços de recuperação de ruas até agora nada e os buracos aumentaram e ainda  culpa os ex-gestores  pelo abandono, enquanto isto acumula milhões no cofre publico; sem investimentos na cidade.

A secretaria de Ação Social é mero coadjuvante da coisa pública, sem recurso as famílias de baixa renda já nem procuram mais para receberem o não!

Pintou a prefeitura em estado de emergência, transferiu três secretarias para prédio de sua propriedade particular, posteriormente anunciou que doou para uso fruto, mas nunca mostrou o documento.

Prometendo ser o prefeito da moralidade, que em seu governo vai aplicar o dinheiro do povo para o povo, que vai honrar pela transparência, sempre argumenta em seus discursos,  mas na prática ninguém sabe de que dinheiro está falando, e burla a lei da transparência pública, se omitindo da informação em não publicar os atos administrativos conforme manda a legislação.

Por ter demonstrado a forma dura que pretende levar seu governo, evita o dialogo com a população e quando acontece foge do assunto, ameaçou tirar feirantes e agora quer tirar os quiosques e ambulantes que ganha o pão do dia a dia as margens do lago Municipal, sem justificativa!

Não encontramos ainda uma sequer atuação louvável do atual gestor, que não valoriza o trabalhador do município e não cumpre com os professores e mantêm os concursados na dúvida de sua legalidade.

Recentemente o legislativo cobrou respostas as suas solicitações (preposições) aprovadas pelos edis na casa de leis para trazer benefícios há população progressense e até agora nada, os vereadores se tornaram mero bajuladores entre fazer o papel, aprovar, até engavetar no executivo.

Osvaldo Romanholi que é madeireiro, enfrenta sérias dificuldades para deslanchar seu governo, não tem ainda a  estrutura certa para trabalhar e permanece fazendo o paliativo, tentando recuperar aquilo que prometeu fazer novo, os servidores da educação Municipal ainda  não foram pagos os retroativos, Romanholi (PR), busca formas de diminuir despesas e bate de frente com o básico necessário para administração pública do município de Novo Progresso.

Com o inicio do período licitatório a esperança que  realmente  aplique a transparência, atos que deverão ser fiscalizados pelos representantes do povo.

Osvaldo Romanholi (PR) é o sexto prefeito eleito no município e a primeira eleição com cinco candidatos na disputa para vaga em 2012, ganhou eleição com uma pequena soma de votos, 32 (trinta e dois) para o segundo colocado. Fica a pergunta será que vai ser assim até o Fim?

Fonte: Redação Jornal Folha do Progresso

Um comentário:

  1. E isso ai. Depois os mamador do prefeito diz; que ele e o melhor ....porque sera? A teta ta cheia que ta vazando ne! Depois falam mau da ex prefeita que tinha um monte de mamado , mas muitos mamavam mas ela nunca deixou os pobres na mao , nunca fechou escolas , fez o barracao p os feirantes e nunca deixou eles nas ruas sem ter onde trabalhar , fizeram os lagos e os tiosques p as pessoas trabalharem e agora o ditado quer tirar os trabalhadores de la , e falta de juntar os feirantes todos os q trabalham nas margens do lago e armar barracas frente a prefeitura ou frente a casa do prefeito e ficar la com suas mulheres e filhos chorando de fome e sede .porque o prefeito nao quer ver o povo trabalhando , entao saem todos; roubando......?...! Mas se forem roubar roube primeiro a casa do prefeito . Depois a de seus advogados q ele o ditador trouxe de fora , depois a casa das tinta que e puxa saco , ai sim vao todos p casa do agmenon outro puxa saco sem fronteiras ai voces podem comprar um lote e construir a feira e os tiosque bem no centro da cidade e irem ganhar seus sustentos e de suas familias , porque essas pessoas citadas estao com tanta grana do povo que nao sabem onde gastar . Vamos la povao reagem diante de tantas loucuras desse prefeito ditador . Um homem igual a ele deveria ta internado num sanatorio ,la ele pode fazer o que esta fazendo mas :-) ate os loucos sabe o que estao fazendo , intendeu seu prefeito alopradooooooooooooooo.

    ResponderExcluir