domingo, 21 de abril de 2013

Emater incentiva criação de aves em aldeia Kayapó

Indígenas da etnia Kayapó que residem em Novo Progresso, município do oeste do Pará, já estão sendo atendidos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater).

Na aldeia KBK, a empresa está implantando uma Unidade Demonstrativa (UD) para criação de galinha caipira, com financiamento da Fundação Nacional do Índio (Funai).

A Unidade Demonstrativa receberá, em três etapas, 300 pintos caipiras, melhorados geneticamente e adaptados ao clima da região.

As aves, que estarão prontas para o abate a partir do quinto mês, ajudarão principalmente na alimentação dos indígenas. Segundo dados da Emater, os habitantes da aldeia, especialmente idosos e crianças, estão desnutridos devido à falta de proteína animal.

Para a criação das aves, a Emater já incentivou o plantio de grama e leguminosas, para garantir a alimentação dos animais.

 Nos primeiros 30 dias, os pintos receberão ração comercial, e depois ração alternativa, feita com milho e folha de mandioca. “Todo o processo de preparo da ração será repassado pela Emater”, adiantou Gustavo Grotto, engenheiro agrônomo da empresa.

Fonte: AP de Noticias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário