segunda-feira, 17 de junho de 2013

Funcionários da Celpa entram hoje em greve por tempo indeterminado.


Segundo os trabalhadores, demissões seguem ocorrendo fora do Plano de Demissão Voluntária (PDV) estabelecido pela Equatorial Energia, que assumiu a gestão da concessionária.

A meta da nova gestora é demitir 564 pessoas e já foram desligadas 300. Também hoje, trabalhadores da Eletronorte fazem uma paralisação nacional, de 24 horas, contra os adiamentos da negociação da pauta para a data-base. A Companhia de Saneamento do Estado do Pará (Cosanpa) entra hoje no décimo quarto dia de greve pela negociação da data-base. 

As informações são do Sindicato dos Urbanitários do Pará (Stiupa). O Sindicato dos Servidores Públicos da Polícia Civil (Sindpol) fará uma reunião hoje para discutir a possibilidade de greve. 

O presidente do Stiupa, Ronaldo Romeiro, lembra que nos dias 5 e 6 deste mês foi feita uma paralisação da Celpa por 48 horas em protesto contra as demissões. Na semana passada, foram demitidas mais 11 pessoas, somando 40 desde maio, segundo o sindicato. Antes de a Equatorial assumir a concessionária, havia 2.116 trabalhadores e agora há 1,8 mil. 

"Em reunião na última quinta-feira, a empresa já disse que vai manter a política e a meta. Só que muitas dessas demissões estão fora do PDV. Depois dessas reduções, ainda á um plano de rotatividade de 1%, que vão gerar 200 demissões ao ano.

Desde a meia-noite já manteremos apenas o mínimo necessário, de 30%, na área de operação. A manutenção terá plantões para atender sob demanda, ou seja, não haverá prejuízos. Menos de 5% de toda a arrecadação da Celpa é com gastos de pessoal. Se com o quadro atual de funcionários já está ruim, imagine se continuar demitindo", disse Romeiro. Leia mais AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário