domingo, 6 de fevereiro de 2011

BR 163: Conclusão sai este ano.

Até agora já estão asfaltados cerca de 934 quilômetros da BR-163, restando ainda 836 Km para ser pavimentados em 2011

Depois de quatro décadas de espera, o asfaltamento da BR-163, com 1.770 Km de extensão entre Cuiabá e Santarém, será finalmente concluído no final deste ano. Quem garante é o diretor geral do Dnit (Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes), Luiz Antônio Pagot. Ele revelou que a obra será inaugurada até dezembro, ficando para 2012 apenas a conclusão das 59 pontes que estão sendo construídas do lado do Pará. A rodovia, com trechos de 1.005 Km no Pará e 765 Km em Mato Grosso, tem custo estimado em R$ 1,40 bilhão.

Até agora estão asfaltados 934 Km, restando ainda 836 Km para serem pavimentados em 2011. Do trecho asfaltado, 744 Km estão situados em Mato Grosso e 190 Km no lado paraense. Tenente-coronel Roberto Tailor Souza da Silva, comandante do 9º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC), informou que em Mato Grosso resta um trecho de apenas 21 Km para ser concluído até à divisa com o Pará, a partir de Guarantã do Norte (715 Km ao Norte de Cuiabá).

A pavimentação deste trecho está sendo executada pela construtora Constil, sob a supervisão do 9º BEC. O trecho até à divisa com o Pará tem 49,6 Km, sendo que 25,82 Km foram pavimentados em 2009 pelo BEC.

Em território paraense, ainda faltam 815 Km para serem asfaltados. O 8º BEC, sediado no Pará, está executando a pavimentação de um trecho de 217 Km entre Santarém e Rurópolis. 150 quilômetros já estão prontos e o restante (67 Km) será concluído este ano.

De acordo com o comandante do 8º BEC, coronel Aguinaldo da Silva Ribeiro, o trecho está loteado em cinco etapas (terraplanagem, subsolo, drenagem superficial, base e asfalto) e executado por empresas terceirizadas. A parte de pavimentação está com o 8º BEC. Ao todo são 300 homens mobilizados para trabalhar neste trecho, porém atualmente este efetivo foi reduzido para 150 trabalhadores devido ao período das chuvas.

Por: MARCONDES MACIEL

2 comentários:

  1. Estas rodovia s precisam de total atenção do governo federal devido a elas estarem vinculadas a amazônia que é uma área de integração brasileira.

    ResponderExcluir
  2. Estas rodovia s precisam de total atenção do governo federal devido a elas estarem vinculadas a amazônia que é uma área de integração brasileira.

    ResponderExcluir