quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Atraso no repasse de verba deixa rodovias cheias de buracos e lama


As duas grandes estradas federais que cortam o oeste do Pará, a BR-230 (Transamazônica) e a BR-163 (Santarém-Cuiabá), estão nesta época do ano na mesma situação dos anos anteriores: tomadas por atoleiros e buracos. O Governo Federal liberou recursos para a manutenção das estradas, mas o dinheiro chegou atrasado e está sendo gasto somente agora, no inverno, sendo transformado literalmente em barro. Neste final de semana, a reportagem percorreu de carro alguns trechos da rodovia. Homens e máquinas estão trabalhando para tentar manter a trafegabilidade, mas por causa das chuvas, logo os atoleiros se formam novamente. Na Santarém-Cuiabá, entre as cidades de Santarém e Rurópolis, o trabalho está sendo feito pelo 8° Batalhão de Engenharia e Construção (BEC). Na Transamazônica, por empreiteiras contratadas pelo governo. Como era de se esperar, as obras na Transamazônica são melhores que as feitas pelo BEC na BR-163. Entre as cidades de Rurópolis e Placas, por exemplo, o trabalho feito por uma empreiteira garante o fluxo rápido de veículos, sem atoleiros. Mas isso não quer dizer que não há desperdício de dinheiro público. Entre Placas e Uruará, um trecho de apenas 60 quilômetros, a reportagem flagrou como o dinheiro investido na época errada pode literalmente virar lama. Há algumas semanas, uma construtora começou a trabalhar para recuperar a trafegabilidade. Na semana passada, aproveitando alguns dias de sol, a empresa fez um serviço para aterrar os buracos e atoleiros, mas na sexta-feira, 15, uma forte chuva caiu na região.
O resultado foi que a terra jogada na estrada virou um barro liso que impediu o tráfego de veículos. Novos atoleiros se formaram e os caminhões ficaram parados na beira da estrada, esperando uma melhora no tempo. Na Santarém-Cuiabá, o dinheiro público também se transforma em atoleiro. Depois de deixar o trecho entre as cidades de Santarém e Rurópolis (de 220 km) sem manutenção no verão, o governo liberou recursos durante o inverno, quando é impossível fazer outra coisa a não ser puxar carros em atoleiros. O trabalho deve torrar durante o inverno cerca de R$ 2 milhões para não deixar que a estrada fique totalmente intrafegável.

2 comentários:

  1. Véi , muito bom esse blog !!
    parabéns vc só falou a verdade , morei no Pará à alguns anos atras , e senti na pele o sofrimento que se passa em épocas de inverno por ai , o problema é que das cadeiras confortáveis de onde legislam nossos governantes , não dá pra ter idéia do que é passar noites em um atoleiro como os que tem neste trecho .
    A rodovia Cuibá Santarem , é o retrato do descaso que esses porcos tem com o nosso dinheiro , investindo mau , e prejudicando a vida de muitos que nao tem nada a ver com a vida brava deles , só querm ganhar o pão de cada dia !!!

    É uma pena , que pra ser encontrado um blog como este , é preciso a pessoa querer saber do assunto , esse tipo de matéria tinha que ir para o ar ao invés do,lixo divulgado pelas emissoras de tv !!!


    Meus parabéns .


    Apóio seu movimento !!



    Abração .... F.C.L.T.

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  2. Ricardo Camaçari Ba

    Parabens . Faço minhas as palavras do amigo Antonio pois sou caminhoneiro e sei o que é sofrer 3 dias presos na lama , ate que apareca alguem´para me ajudar pois um trator para nos tirar da lama é no minimo R$ 80.00 cada vez que o caminhão fica preso na lama . Adoraria que o trecho fosse reformado pois diminuiremos o tempo perdido atolado , pois ninguem sabe o que é sofrer como nos caminhoneiros no inverno co carga de alimentos como as pessoas precisam de gente e agente do bom censo do politicos .

    tambem apoio esse movimento ate que seja feita um beneficio favoravel que resista de inverno verão

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