segunda-feira, 19 de julho de 2010

Denúncia do Jornal O Atual repercute na mídia mato-grossense

Na denúncia feita por este Blog (Jornal O Atual) na matéria:

Pescadores do Sul do país e Mato Grosso, retiram quase uma tonelada de peixes dos Rios Curuá e Jamanxim.


----------------------------------------------------------------


No site OLHAR DIRETO,

Diz o seguinta na matéria:

Paraenses criticam mato-grossenses por pesca predatória no sul do Pará

De Sinop - Alexandre Alves

A constante visita de mato-grossenses à região sul do Estado do Pará, mais precisamente nos rios Curuá e Jamanxim, no município de Novo Progresso, tem levantado críticas de lideranças políticas, empresariais e ambientais do Pará. As manifestações têm como alvo a forma predatória como acontecem as pescarias.

Conforme fontes de Olhar Direto em Novo Progresso, é constante a chegada de caminhonetes de luxo e ônibus com vários pescadores de Mato Grosso e até do Sul do país, lotados de tralhas de pesca, frízeres, barcos, grupos geradores e mantimentos para ficar até um mês na beira dos rios.

Todavia, a visita dos pescadores não é contestada. As críticas são para a quantidade de peixes, os tamanhos dos exemplares e, por vezes, ‘arruaça’ causada por alguns que consomem bebida alcoólica em demasia.

De acordo com uma fonte, esta semana, um ônibus modelo motorhome saiu de Novo Progresso com direção a Mato Grosso com aproximadamente uma tonelada de peixes. “Num período de 20 dias, cerca de 15 homens que estavam no ônibus pescaram de forma predatória cerca de mil quilos de peixes, a maioria filhotes”, relata a pessoa.

Sustenta, a mesma fonte, que tal motorhome estava com seis barcos com motores, redes de pesca, freezer e uma "tralha de pesca" completa, e passaram os dias pescando no Rio Curuá (reserva indigina) e no Rio Jamanxim. Questionados da quantidade de peixes pescados, os homens teriam dito que seriam para venda em restaurantes no trajeto de volta.

“Mas duvido que venderiam, pois, pela estrutura, com certeza não eram pescadores de subsistência. Pareciam ser fazendeiros, comerciantes e profissionais liberais. Pelo jeito, pescaram peixes demais, muito além da necessidade deles, contrariando os fundamentos de pesca esportiva e para lazer”, contesta o morador de Novo Progresso.

Tais formas de pesca, inclusive, têm motivado ações dos poderes Executivo e Legislativo do município. No primeiro semestre de 2010, por exemplo, a Câmara de Novo Progresso aprovou Lei enviada pela Prefeitura, sob iniciativa do Lions Club local, limitando a área de pesca no Rio Jamanxim. Contudo, por falta de estrutura, a pesca no local não está sendo fiscalizada.

Leia alguns comentários sobre a matéria, feitos por mato-grossenses

COMENTÁRIOS:

por nana, em 19/07/2010 às 08:14

já nao basta o povo endinheirado daqui ferrar com as plantas e rios do estado agora vao acabar com os outros lugares??? nao pode deixar não...

por hamilton joão, em 19/07/2010 às 05:05

olha realmente é um abuso o que acontece tanto nos rios paraenses como nos rios matogrossenses, tá na hora da sociedade se mobilizar e só permitir a modalidade pesque e solte, valeu pela matéria.

por Lucas Souza - Sinop, em 18/07/2010 às 22:50

Pura verdade. Já estive em Progresso e a reclamação por lá é que os matogrossenses não respeitam o rio. Dizem que há uma forte idéia comum de começar a denunciar ao Ibama quando chegam caminhoetes e onibus com magnatas de Mato grosso para pescar por lá.

por josé caceres, em 18/07/2010 às 19:39

isso mesmo da duro neses mal carater acabaran com os peixes dos rios jauru, cabaçal,seputuba,e paraguai, monta uma cidade as margens do rio parecen mortos de fome, pau neles não deiche fazer ai o que os nossos politicos não tiveran corragen de denunciar,não compran nada na cidade trazen tudo só andan atrz de sexo e prostituição isso não é turismo é vadiação, valeu


Nenhum comentário:

Postar um comentário