sábado, 28 de agosto de 2010

MP quer anular reabertura de garimpo Serra Pelada.

O MPF (Ministério Público Federal) pediu à Justiça que anule a permissão para a reabertura do garimpo de Serra Pelada, no sudeste do Pará. A autorização foi dada neste ano pelo Ministério de Minas e Energia a uma empresa criada em sociedade pela Coomigasp (Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada), que representa 45 mil ex-garimpeiros da mina, e a mineradora canadense Colossus. Segundo nota do MPF, o contrato entre a cooperativa e a mineradora é "totalmente irregular e só foi aprovado porque os garimpeiros foram enganados pela diretoria da cooperativa".

Em jogo, estão cerca de 50 toneladas de ouro, paládio e platina, avaliadas hoje em mais de R$ 3 bilhões, que só poderão ser retiradas com maquinário pesado e um investimento de aproximadamente R$ 182 milhões. Tida como o "maior garimpo a céu aberto do mundo" nos anos 1980, Serra Pelada foi fechada em 1992, por falta de segurança.

Dentre as irregularidades supostamente cometidas pela diretoria da cooperativa em detrimento de seus associados está o atraso do convite a empresas interessadas em reabrir a mina. Isso aconteceu em 2007 e beneficiou a Colossus, diz o MPF, que teve mais tempo de elaborar uma proposta aos cooperados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário