quarta-feira, 1 de junho de 2011

Seção movimentada na câmara de vereadores de Novo Progresso

Seção movimentada na câmara de vereadores de Novo Progresso
A seção da noite de 31-05-2011, contou com a presença do vice prefeito Sr. Ricardo Facin que fez uso da tribuna, assim como o ex-prefeito Neri Prazeres, e o Sr. Lincon que também usaram os microfones do legislativo para falar aos vereadores e demais munícipes presentes, sobre a ONG ( IMAZON), que segundo eles, tem o interesse de vir a se instalar em Novo Progresso, para auxiliar o município nas questões ambientais e na legalização fundiária.

Durante as explanações, o vice Prefeito Ricardo Facin tentou explicar aos vereadores e demais presentes, que diferentemente do que foi afirmado na seção anterior quando o sindicalista Agamenon Menezes fez uso da tribuna na Câmara dos Vereadores e mencionou certo desprepara do atual vice prefeito em relação as questões ambientais e fundiárias, principalmente quando se refere a sertas ONGs.

O vice prefeito fez questão de deixar claro que abriu sim um dialogo com a ONG IMAZON, que é uma organização não governamental mas que tem o reconhecimento do governo estadual, e tem com o atual governo uma parceria firmada para auxiliar o estado do Pará nas questões ambiental e de regularização fundiária.
O vise prefeito declarou também que fez um convite para que o IMAZON Venha a Novo Progresso para dialogar com a sociedade, para esclarecer para a população todos os benefícios que esta organização não governamental pode vir acrescentar em relação as questões fundiárias e ambientais do município e região.

Quando fez uso da palavra, o Sr. Lincon, que acompanhou o vice prefeito ate Belém e também participou da reunião com a referida ONG, acrescentou que a informação do presidente do SIPRUNP (SINDICATO DO PRODUTOR RURAL DE NOVO PROGRESSO) Sr. Agamenon Menezes que na ocasião afirmou que o município de Novo Progresso já avia alcançado 80% dos CAR, (CADASTRO AMBIENTAL RURAL) , não corresponde com a verdade, e que, segundo o Sr. Lincon, o numero de CAR que estaria efetivo no município não chega nem a 20%, e que o fato de estes números de cadastros ambientais rurais estarem tão baixos, é um dos motivos da presença do IBAMA no município de Novo Progresso, e que o governo estadual tem no IMAZON um parceiro que já fez a diferença em PARAGOMINAS, município que é referencia para os ambientalistas quando se fala de desenvolvimento sustentável.

O ex-prefeito Sr. Neri Prazeres, ao fazer sua explanação, fez questão de relatar que fez parte da comitiva que foi a Belém, agricultores e produtores de Novo Progresso, que é realmente a classe interessada em regularizar suas propriedades e que estes agricultores e produtores participaram das reuniões e puderam sentir o interesse do IMAZON em auxiliar o governo e os proprietários nestas questões fundiárias, e que diferente de certo sindicalista que não planta e não produz e por isso mesmo não tem nada a perder, portanto, não tem o real interesse de resolver de uma vez por todas estas tão importantes questões que tem dificultado tanto a vida dos moradores e do município de Novo Progresso.

Vai ser marcada uma data para o IMAZON vir a Novo Progresso para um debate mais amplo com a sociedade e com as autoridades do município, esperamos que o dialogo seja o principal instrumento para se chegar a um resultado satisfatório para quem investiu tudo o que tinha na vida neste lugar e ate agora não tem certeza de nada, apenas que não tem mais para onde ir e que a regularização fundiária é o único meio de encontrar estabilidade e que a urgência deste documento é para os moradores deste município e região, como o oxigênio que alimenta o pulmão, ninguém agüenta mais esperar.

Produção não pode ser destruição, sustentabilidade não pode ser engessamento.


www.povosdaamazonia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário