quarta-feira, 26 de outubro de 2011

PA: Justiça afasta prefeito de Vitória do Xingu por 90 dias

Em resposta a um pedido do Ministério Público Federal no Pará, a juíza federal de Altamira, Lucyana Said Daibes Pereira, ordenou o afastamento por 90 dias do prefeito de Vitória do Xingu, Liberalino Neto, e de diversos secretários municipais.

Ele é acusado pela Controladoria Geral da União e pelo MPF de chefiar uma quadrilha que desviou mais de R$ 17 milhões de verba da União destinado aos cofres do município.

Por conta das acusações, o prefeito de Vitória do Xingu ficou preso preventivamente nos últimos 60 dias. Ele foi libertado na segunda-feira pelo Superior Tribunal de Justiça, que concedeu habeas-corpus em seu favor, mas impediu seu retorno ao cargo de prefeito.

A libertação provocou revolta no município, vizinho de Altamira e uma das sedes da usina hidrelétrica de Belo Monte. Moradores chegaram a bloquear a rodovia Transamazônica em protesto.

O bloqueio foi suspenso depois que o MPF informou aos moradores que já estava pronta ação judicial para ampliar as medidas do STJ e, além de afastar o prefeito, afastar secretários envolvidos nas fraudes. Nessa terça-feira, em decisão rápida, como o caso requer, a Justiça Federal confirmou a medida. Leia mais AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário