segunda-feira, 2 de abril de 2012

Ibama realiza mega operação em Cachoeira da Serra


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com apoio da Polícia Federal, Força Nacional, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Batalhão de Polícia Ambiental do Pará (BPA), iniciou nesta segunda-feira (2) uma mega operação na região de Cachoeira da Serra, sudoeste paraense. Uma equipe de fiscalização do Instituto e do ICMBio sofreu uma emboscada, há cinco dias, na BR-163, a poucos metros do acesso à localidade.

As forças federais se deslocaram à Cachoeira da Serra logo após o incidente para fortalecer a segurança do Ibama, que vinha atuando no oeste paraense desde 19 de março. Os agentes fiscalizavam desmates e cumprimento dos embargos de 2009 e 2011 com a operação Soberania e fraudes no comércio de madeira com a Malha Verde em municípios como Óbidos, Itaituba, Novo Progresso e Altamira.

Com a emboscada, o Ibama passou a vistoriar na manhã de hoje (2) os remanescentes de florestas de Cachoeira da Serra em busca de explorações clandestinas no entorno da Terra Indígena Menkragnoti, da Reserva Biológica da Serra do Cachimbo e da Floresta Nacional do Jamanxim.

Já no primeiro dia de ação, cerca de 800 hectares de desmates de 2011 e 2012 para a implantação de pastagens ilegais foram identificados em diversas fazendas e dois tratores, uma motosserra e uma espingarda terminaram apreendidos numa exploração ilegal de madeira.

Comunidade nega - A Polícia Federal vai abrir inquérito para apurar a emboscada aos agentes ambientais do Ibama e do ICMBio. No sábado (31), peritos examinaram o local da troca de tiros e servidores do Ibama e militares do BPA foram ouvidos. A PF trabalha com as hipóteses de tentativa de assalto, retaliação da comunidade contra a atuação do Ibama ou uma ação organizada por um fazendeiro de Cachoeira da Serra para impedir a retirada do seu maquinário apreendido pelo instituto numa extração
ilegal.

O presidente da Associação de Produtores Rurais de Cachoeira da Serra, Luiz Carlos Dechantt, procurou a coordenação da operação do Ibama para negar que a emboscada tenha partido da comunidade e disse que repudia qualquer ato de violência contra os servidores.

ORM / Com informações do Ibama

3 comentários:

  1. ISSO É VERDADEIRA BARBARIE CONTRA CACHOEIRA DA SERRA,POIS O POVO DE LA PACIFICO E TRABALHADOR,E ESSA EMBOSCADA NAO FOI PARA IBAMA E SIM PARA POVO DE CACHOEIRA,QUE AGORA VAO SOFRER COM ESSA OPERAÇAO RIDICULA CRIADA POR ESSES FISCAIS INVENTADORES DE HISTÓRIA DE PESCADOR.E AQUI FICA MINHA INDGNAÇAO SOBRE ESSE ASSUNTO E QUE MAS VEZ MADEREIROS LEVAM CULPA SEM DEVER UMA VIRGULA...VAMOS ESPERAR PARA VER O QUE ACONTECE.

    ResponderExcluir
  2. é isso ai povo vamos ver o que realmente acomteceu que nós cachoeirences não fizemos nada de emboscada justiça seja feita

    ResponderExcluir
  3. que vergonha, funcionário público federal, mentindo, enganando o cidadão que paga seu salário, o Presidenta o povo está pedindo socorro.

    ResponderExcluir