sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Em janeiro, iniciam estudos da ferrovia da soja



Estimada em R$ 10 bilhões, a ferrovia ligando Cuiabá a Santarém (PA) deve escoar entre 15 a 20 milhões de toneladas de grãos (soja, milho e outras commodities) por ano, quando estiver em operação.

Pelo menos um consórcio chinês (constituído por três estatais) manifestou interesse em executar e também explorar o empreendimento.

A previsão é que em janeiro de 2013 sejam iniciados os estudos de viabilidade técnica e econômica (EVTEA), etapa que antecede ao processo licitatório, estimou a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O prazo para sua conclusão é de um ano.
Durante cerca de quatro horas os representantes dos governos de Mato Grosso, do Pará, da União e investidores chineses reuniram-se em Cuiabá para nova rodada de conversações acerca do projeto.

Técnicos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresentaram o formato de como será executado o EVTEA da ferrovia. Os trilhos vão percorrer uma distância de 1,8 mil quilômetros.

Leia mais em Estudo de ferrovia entre Cuiabá e Santarém começa em janeiro.

No portal G1 via Blog do Jeso

2 comentários:

  1. O valor era de 55 milhoes... Orcado em estudos feito por brasileiros. Os chineses diz que fazem a mesma obra por 45. Acho que esqueceram de contabilizar as "comissões"... rsrrsss

    ResponderExcluir
  2. O valor era de 55 milhoes... Orcado em estudos feito por brasileiros. Os chineses diz que fazem a mesma obra por 45. Acho que esqueceram de contabilizar as "comissões"... rsrrsss

    ResponderExcluir