sexta-feira, 26 de abril de 2013

Ibama embarga 15,8 mil hectares de desmatamento ilegal no Pará

Um balanço parcial da operação "Onda Verde", divulgado nesta sexta-feira (26), mostra que 15,8 mil hectares de desmatamentos ilegais já foram embargados no Pará desde que a operação começou, em fevereiro deste ano. Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), durante este período já foram aplicados R$ 77,6 milhões em multas, apreendidos 18,1 mil m³ de madeira, 4 caminhões, 4 tratores, 8 balsas e 5 empurradores.
apreensão da operação onda verde (Foto: Luiz Albarelli/Ibama)
Operação já apreendeu 18,1 mil m³ de madeira (Foto: Luiz Albarelli/Ibama)
As ações do Ibama são realizadas nos municípios de Anapu, Uruará, Novo Progresso e Santana do Araguaia. "Estas regiões onde o Ibama atua apresentaram alertas de desmatamento significativos, estão liderando o processo de degradação da floresta no Pará e serão penalizadas", explica o superintendente do Ibama no Pará, Hugo Américo.

De acordo com o Instituto, o embargo das terras impede que os posseiros obtenham a regularização fundiária das áreas reivindicadas, mas o prejuízo maior fica para os moradores da região. "[Os desmatamentos] prejudicam os municípios, porque a destruição das florestas os levam à lista dos maiores desmatadores do Ministério do Meio Ambiente, trazendo sanções como o corte dos financiamentos oficiais", afirma Américo.
apreensão da operação onda verde (Foto: Leonardo Tomaz/Ibama)
Em Novo Progresso, foco da operação é combater a pecuária ilegal (Foto: Leonardo Tomaz/Ibama)
O município de Santana do Araguaia é o primeiro do sudeste paraense a receber as ações da operação. No local, segundo o Ibama, já foi identificado um plano de manejo florestal fraudulento, que fomentava o comércio de madeira ilegal.

No oeste do Pará, os alvos principais da operação são o combate à pecuária ilegal, em Novo Progresso, e a exploração irregular de madeira, em Anapu e Uruará. O Ibama informou que toda a madeira apreendida nestes municípios é doada para ações sociais.

A operação "Onda Verde" prossegue sem interrupção no Pará até o final de 2013.

Do G1 PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário