quinta-feira, 23 de maio de 2013

ACREDITE - JOELHO DE BOI É SERVIDO NA MERENDA ESCOLAR

 
Desumano- Carne de joelho bovino é servido com merenda de péssima qualidade em escola pública no município de Novo Progresso.
Sala de aula ,refeitório coberto de lona e palha
 
Funcionário da Câmara Municipal com Joelho de Boi
Joelho de boi na mão do funcionário da Câmara Municipal (Celso)

Como de costume já direcionam o problema para ex-prefeita, para todos entenderem - a escola é antiga, mas a merenda escolar é exclusivamente de responsabilidade do atual Prefeito e seus subordinados. Para ninguém distorcer os fatos, se refere a aplicação de recurso Gestão 2013.
 
Leia mas acredite são fatos reais sem montagem e/ou invenção.
 

Descaso na educação pública em escola de assentamento do Incra em Novo Progresso

SALAS DE AULA PARA 70 ALUNOS INCLUINDO SÉTIMA E OITAVA SÉRIE
 


A escola tem 70 alunos.
 

A denuncia chegou através de assentados que procuraram a câmara Municipal, o vereador Sebastião Bueno(PT) já criou uma  comissão para investigar(CPI).
O  Repórter do Jornal Folha do Progresso Juliano Simionato, visitou o local e pode ver de perto o caos e a situação desumana que vive aquela escola, no assentamento Terra Nossa no município de Novo Progresso.
 
 
Pelo menos 70 alunos estudam em condições subumanas naquela escola.
 
 
Informações coletadas no local pela professora Neuza, são setenta alunos que frequentam a escola, aonde existem varias linhas para ser percorrida até a escola, o transporte escolar e feito por um pau de arara, em péssimas condições de uso. “Só tem um Carro (Pau de Arara) transportando as crianças, porque o outro estava quebrado, são cinco acesos de vicinais, a aula acaba as 12h30min as crianças almoçam e os últimos a serem transportados vão chegar a noite em casa”,disse.

Segundo a professora Neuza, chegou até eles uma lei só de boca pelos funcionários da secretaria de educação, que a merenda é somente para os alunos, os professores e funcionários não podem comer. 
 
 Os professores que moram distantes da escola em até 15 Km, são obrigados a levarem comida de casa e no horário de almoçar tem que comer a comida fria. Reclama também, da falta de acessibilidade para a sala de aula, tem uma aluna que usa cadeira de rodas e para entrar e sair da sala de aula é uma dificuldade, a sala cheia de buracos no chão, a cantina ao ar livre a onde as crianças fazem a refeição é coberta de lona e folha de palmeira, sendo que desde a gestão anterior, as folha de Eternit para cobrir está lá guardada na sala de aula e até hoje após quatro meses de mandato ainda não tiveram coragem de colocar.

Faltam salas de aula, alunos estudam em uma varanda ao ar livre coberta de palha e lona velha,  o pior a sala de aula de   e 8 ª  sério é em um puxado de um barraco com aproximadamente sete  metros quadrados, sem condições nenhuma de se dar aula, energia é no motor e tem somente sessenta(60 ) litros de diesel para gastar durante o mês todo, a pouco tempo deu problema no motor, levaram para consertar e a escola ficou por 20 dias sem energia, a água tinha que tirar com o balde do poço, os banheiros para dar descarga tinha que ser também no balde de água.

Já a merendeira Cris Regina, nos mostrou a situação da cozinha, buracos no chão, a porta toda remendada, apenas um botijão de gás, quando acaba tem que espera eles irem buscar, fazer a recarga e trazer de volta, ficando dias sem poder utilizar o fogão, tendo que cozinhar no carvão, falta copos, talheres e pratos para as crianças comerem.

Por coincidência no mesmo dia(17/05) da visita a escola, a secretaria de educação levou a merenda escolar para durar até o começo do mês de junho, 2kg de cebola, ½ Kg de alho, 6 Kg de feijão, 10 pacotes de carne, aproximadamente 20 kg (desse 10 pacotes, 3 eram carne moída e 7 Chambari (só joelho de boi),  arroz ainda tinha um pouco, para alimentar 70 alunos.

A merendeira confessou ainda que sente dó dos alunos e de vez em quando compra em uma venda ali perto da escola massa tomate, para dar uma cor e um gosto a mais na comida das crianças.
 
Ai vem o inacreditável ela tem ordem da secretaria de educação que os alunos não é para encher a barriga e nem repetir o prato, apenas dar uma forrada no estômago e tem a medida para cada aluno 40gr de arroz ou macarrão, 40 gramas de carne e assim por diante.
 
Este é um dos casos que chega até a imprensa para ser publicado, outros estamos investigando para trazer a tona , nesta onda de escândalos que envolve a atual administração do município de Novo Progresso.
 
O conselho da merenda escolar,  do Fundeb está inoperante  o secretário Eloido Bertolo, vai ter que explicar quanto é recebido e quanto é aplicado.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário